Inclusão do surdo : libras

Páginas: 7 (1706 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A Educação de Surdos no Brasil no século XX e nos dias atuais
A Educação de surdos no Brasil no século XX sofreu evoluções nos campos da tecnologia e da ciência, muito embora era predominantemente dominada pelo oralismo [1], pois os pais preferiam que seus filhos aprendessem a falar e não davam a devida importância a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). No entanto, sem a cura da surdez,começaram a haver os insucessos do oralismo, pois os alunos surdos que utilizavam esta língua não conseguiam de comunicar de fato, trazendo-lhes assim dificuldades de aprendizado e interação em sociedade.

Dados comprovam que no Brasil, assim como existem diferenças regionais em relação a hábitos alimentares, vestuários, etc ...., existem também variações lingüísticas regionais, gerando oprocesso cultural a que estamos inseridos. Strobel, Karin (2008) em seu livro “As imagens do outro sobre a cultura surda” , estabelece a diferença entre cultura e comunidade :



“ (...) uma cultura é um conjunto de comportamentos apreendidos de um grupo de pessoas que possuem sua própria língua, valores, regras e comportamento e tradições; uma comunidade é um sistema social geral,no qual um grupo de pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras “ .




Sendo assim, entendemos que a comunidade surda no Brasil, é compreendida por sujeitos surdos, mas também ouvintes como os membros da família, amigos, professores, intérpretes, etc., pertencentes a cada região, compartilhando dos mesmos interesses e anseios demodo a proporcionar ao surdo, condições de se sociabilizar e evoluir no processo educacional em todos os âmbitos de sua vida.

.

A Educação de surdos no Brasil – Panorama Geral



De acordo com dados do Censo Demográfico de 2000, existiam no Brasil cerca de 5.750.805 pessoas surdas, sendo cerca de 10% - 519.460 em idade escolar (de 0 a 17 anos). Este registro nos aponta que a maioriadas pessoas surdas em nosso país utilizam a LIBRAS. Vale ainda ressaltar que no Brasil existe uma outra língua de sinais não regularizada. É a da tribo Urubucapó, no Tocantins.

Historicamente sabemos que a Educação de surdos no país deu início com a criação do Instituto de surdos-mudos fundado em 1857 pelo professor francês surdo Ernet Hurt, onde somente em 1957 passou a se chamar InstitutoNacional de Educação de Surdos (INES). Utilizava à época a disciplina “leitura sobre os lábios”, voltada apenas para desenvolver a linguagem oral e descobrir aptidões entre os surdos “nobres”, onde êstes tinham o privilégio de ter acesso a este tipo de comunicação . Aos demais surdos, tinha-se a interpretação de que eram incapazes de participar de qualquer processo de aprendizado, portanto sendoexcluídos socialmente. Nesta ocasião ainda não havia professores especialistas no país.

É importante ressaltar que o professor Ernet Huet, sendo formado pelo Instituto Nacional de Surdos-Mudos da França, trouxe para o Brasil uma proposta de aprendizado que acreditava ser eficaz para este público a ser atendido. Porem esta tarefa não foi fácil, uma vez que os pais não acreditam no seu trabalho etinham receio em deixar seus filhos sob a responsabilidade de um professor surdo e estrangeiro. O papel do professor Huet foi de fato extremamente relevante para a comunidade surda da época, pois ele tinha como premissa que a comunicação e a leitura do mundo do surdo eram concebidas através da visão, fazendo assim um contra-ponto com a oralização até então utilizada pelos surdos no Brasil. Paraele, este processo de singularidade na comunicação do surdo precisava ser compreendido para que fosse reconhecido e valorizado.

No Brasil muitos esforços começaram a ser feitos, tendo como base a Constituição Brasileira (1988) [2] em seu artigo 208 que garante: “O atendimento especializado aos portadores de deficiência,preferencialmente na rede regular de ensino” .

A partir daí a Lei de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • libras : a inclusão dos surdos o ensino regular
  • Inclusao de surdos
  • A inclusão do surdo
  • A INCLUSÃO DE SURDOS
  • Inclusão de Surdos
  • inclusão dos surdos
  • Inclusão de surdos
  • Inclusão de Surdos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!