Inclusão do Deficiente Visual na Educação Infantil

Páginas: 33 (8083 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INCLUSION OF DISABLED CHILDREN IN EDUCATION VISUAL



RESUMO

Este estudo buscou mostrar a educação especial como instrumento de inclusão e atenção às crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação e de busca de igualdade, que só será alcançada quando todas as pessoas, indiscriminadamente, incluídos aqui os deficientesvisuais, tiverem acesso a informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania, de indivíduos - cidadãos, sabedores e conscientes de seus valores, direitos e deveres. Daí o papel da educação infantil como primeiro agente de inserção do deficiente visual em um programa educacional que alcance o mais variado tipo de aluno e ofereça o mesmo conteúdo curricularsem perda da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Palavras-chave: educação infantil; deficiente visual; inclusão; igualdade.

ABSTRACT

This study aimed to show the special education as a tool for inclusion and attention to the increasing demands of a society in process of renewal and pursuit of equality, which will only be achieved when all people, indiscriminately, including here thevisually impaired have access to information, knowledge and resources necessary for the formation of full citizenship of individuals - citizens, aware and conscious of their values, rights and duties. Hence the role of early childhood education as the first agent of insertion of the visually impaired in an educational program that reaches the most varied type of student and offers the same curriculumcontent without loss of quality of teaching and learning.

Keywords: early childhood education; visually impaired; inclusion; equality.
INTRODUÇÃO

De acordo com Scotti (1999), a educação inclusiva é um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiências, conduta típica ou de altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus dosistema de ensino, baseando-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas do aluno.

A educação deve ser, por princípio liberal, democrática e não doutrinária. Dentro desta concepção o educando é, acima de tudo, digno de respeito e do direito à educação de melhor qualidade. (SCOTTI, 1999, p. 20).

Neste sentido, para Mazzotta (1982), o processo de educaçãodeve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores de ensino sob o enfoque sistêmico, a educação especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade, que é a de formar cidadãos conscientes e participativos. Assim, a principal preocupação da educação deve ser o desenvolvimento integral do homem e a sua preparação para uma vida produtivana sociedade, fundada no equilíbrio entre os interesses individuais e as regras de vida nos grupos sociais.
Por conseguinte, a educação inclusiva acontece através de mecanismos que atenderão à diversidade, como, por exemplo, proposta curricular adaptadas, a partir daquelas adotadas pela educação comum. O atendimento dos educandos portadores de necessidades educativas especiais incluídos emclasses comuns, exige serviços de apoio integrado por docentes e técnicos qualificados e uma escola aberta à diversidade.
No que se refere à inclusão de crianças com deficiência visual na educação infantil, Montilha, Gasparetto e Nobres (2001) explicam que a importância está no papel que a educação infantil representa como sendo os primeiros espaços de socialização e cultura por excelência, em conjuntocom a família, e que poderá desempenhar importante papel no processo de desenvolvimento, aprendizagem e participação social dessas crianças. A inclusão e educação precoce são fatores fundamentais não apenas para otimização do potencial de aprendizagem das crianças com deficiência visual, mas são capazes de romper com a visão mítica, discriminatória e carregada de preconceito acerca das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inclusão de crianças deficientes na educação infantil
  • A inclusao de crianças deficientes na educação infantil
  • Método para Inclusão de Deficientes visuais na área da Educação
  • A inclusão de alunos deficientes visuais na educação fundamental
  • inclusao de crianças deficientes visual
  • inclusao digital para Deficientes Visual
  • A INCLUSÃO DO DEFICIÊNTE VISUAL NA ESCOLA
  • Inclusão de Deficiente Visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!