Inclusão digital

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011


Inclusão digital: Construção e exercício da cidadania

Introdução

A modernização da sociedade, o amplo desenvolvimento tecnológico, e a necessidade da participação social e político, estão exigindo cada vez mais habilidades de leitura e escrita. Mas não é suficiente apenas saber ler e escrever é preciso desenvolver a capacidade de uso efetivo da leitura e escrita na vida social, ouseja, há uma nova imposição aos indivíduos: dominar as tecnologias de informação, uma vez que “informação é poder”, é preciso buscar a inserção de todos nessas novas tecnologias de informação e comunicação. A inclusão digital é um tema de relevante importância, uma vez que se constitui em um meio de promoção da qualificação para o mercado de trabalho e da melhoria da qualidade de vida, bem como agarantia da liberdade social na geração de conhecimento e troca de informações.
È por isso que o presente trabalho vem com o intuito de apresentar a inclusão digital de forma clara e abrangente. Dentro desse embate apresentaremos a importância do acesso à tecnologia digital, suas dificuldades apresentadas em nossa região e sugestões de expansão do programa de Inclusão Digital com destaque paraSerra do Ramalho, onde a ação do governo Federal que atua em parceria com a Prefeitura Municipal e Gestão Estadual, com os programas: GESAC E PROINFO, em garantir direitos básicos do cidadão, com o acesso á informática e á liberdade de expressão, para a melhoria do desenvolvimento da cidade.

Desenvolvimento

Diante dos textos estudados, percebe-se que o termo inclusão digital significa antes detudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com a ajuda da tecnologia. Em termos concretos, incluir, digitalmente não é apenas ‘alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente daspessoas e apenas ensiná-las a usar Windows e pacotes de escritório.
Os chamados analfabetos digitais são os indivíduos que não possuem nenhum tipo de conhecimento na área da informática e assim como os analfabetos funcionais, ficam à margem da sociedade, sem oportunidade de crescimento pessoal, social e profissional. Atualmente, praticamente todas as vagas no mercado de trabalho exigem um cursobásico de iniciação em informática, endereço eletrônico, entre outros atributos que para um analfabeto digital torna-se impossível a inserção no mercado de trabalho, além de limitar o acesso à informação e ao conhecimento em geral; para exemplificar: a inscrição para o ENEM (Exame Nacional do ensino Médio) que até 2008 era feita em agências dos correios e secretarias escolares hoje é feita apenas pelainternet. Outro exemplo é o ensino acadêmico à distância que, sem conhecimento digital se torna impossível.
Muitos imaginam que, em países pobres, não se devem pensar nem falar em inclusão digital enquanto há pessoas com fome e desempregadas na rua. O problema é que são as nações pobres que justamente costumam se beneficiar melhor das ações de inclusões. Não adianta apenas oferecer acesso àinternet e editor de textos. É preciso transformar a perspectiva de vida das pessoas, buscar soluções práticas que melhorem a vida desses novos usuários, uma vez que exclusão digital é um problema social e político, decorrente de escassez de recursos e a péssima distribuição de renda em nosso país.
A região Nordeste, por exemplo, é possuidora de um dos maiores índices de subdesenvolvimento,sobretudo na área tecnológica, no entanto, empresas privadas, ONG's e o Governo Federal, em parceria com os Governos Estaduais e Prefeituras Municipais estão lançando um olhar mais atencioso para esta região e estão desenvolvendo programas e ações que promovem a diminuição da discrepância existente. No município de Serra do Ramalho (BA), por exemplo, as ações que merecem destaque com relação à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!