Inclusão digital

Páginas: 22 (5362 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
Inclusão Digital


Maiko Moraes Samudio

Cassiano de Lima Maidana

Eder
_____________________________



Resumo

O trabalho tem como tema a inclusão digital. Trará de alguns pontos de vista e modos para essa inclusão que tem caráter de inclusão social. O texto aborta formas e idéias básicas para se fazer isso. E mostra alguns exemplos de como e aonde se implantar essas idéias. Emostra alguns resultados que já podem ser vistos no Brasil.

Palavras-chave

Inclusão digital, exclusão digital, inclusão social.

Digital space

Abstract







Keywords



















INTRODUÇÃO

Na década de 90, com o surgimento da sociedade da informação, os países em desenvolvimento passaram a encontrar muitas barreiras para a implantação da referidasociedade. Diferentemente dos países considerados desenvolvidos, onde parte preponderante da população tem o hábito de leitura e onde a indústria editorial é forte, os países em desenvolvimento passaram a enfrentar os problemas provenientes da exclusão social cujas marcas mais profunda são o analfabetismo, a desnutrição infantil, o letramento e a violência.
Em paises marcados pelas desigualdadesfica claro que a revolução tecnológica poderá agravar ainda mais a exclusão social se não for adequadamente conduzida. Enviar computadores para as populações marginalizadas, sem uma proposta adequada de mediação da informação, com certeza não contribuíra efetivamente para a inclusão de cidadãos na sociedade da informação, nem para a diminuição dos índices de repetência, evasão e fracasso escolarpresentes de maneira preponderante na realidade educacional brasileira.
Promover a inclusão digital como alavanca para o desenvolvimento social auto-sustentável e promoção de cidadania. Este é o principal objetivo estabelecido pelo Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), um programa de inclusão digital destinado às camadas C, D e E da sociedade. Disponibiliza umconjunto de serviços avançados de inclusão digital, com acesso à Internet em banda larga, a amplos setores da sociedade, excluídos do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de computadores.
É esta idéia que está por trás de projetos como os telecentros comunitários, que se espalham pelo país. Nesses espaços, a internet é usada como instrumento de produção, acesso e circulação da informação,resgatando a cidadania da população.

O QUE É INCLUSÃO DIGITAL

As novas tecnologias, em particular a Internet, vieram para ficar e já começam a alterar o comportamento da sociedade, como um dia fizeram o telefone, o rádio e a TV. Somos hoje a Sociedade da Informação, tendo em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas.
No entanto, todos estesavanços ainda não estão disponíveis para toda a população. Custos altos, falta de infra-estrutura, ausência de capacitação e de uma política definida para a inclusão digital.
As novas tecnologias de comunicação e informação devem ser compartilhadas o quanto antes, caso contrário estaremos correndo o risco de criarmos novos excluídos: os excluídos digitais.
A Sociedade da Informação tem que serpara todos, sua democratização deve possibilitar que toda a população tenha acesso às novas tecnologias, utilizando-as em todo o seu potencial, incluindo aí o acesso à rede mundial. O consumidor não precisa mais sair de casa para conferir seu saldo bancário, fazer aplicações, pagar suas contas, comprar bens e serviços. Isso faz do computador uma excelente ferramenta comercial.
O assunto é derelevância mundial, diversos organismos internacionais como o Banco Mundial, o Fórum Econômico Mundial, o G-8 (vide reunião de Okinawa) vêm trabalhando na busca de soluções e no alerta para os perigos do analfabetismo digital. O principal documento que ratifica a importância da Inclusão Digital foi publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no final do ano passado. Em seu Relatório Anual de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!