Inclusão digital

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

A inclusão digital significa a democratização e universalização do acesso às tecnologias da informação. É um assunto muito mencionado nos meios de comunicação, sobretudo na política,surgindo vários projetos e programas sociais. Assim como teve a idade da pedra e dos metais, períodos importantes na historia, hoje estamos na era da internet, graças ao avanço tecnológico, o homem vemevoluindo e com ela melhorando a sua qualidade de vida.
Nos últimos anos tem sido anunciada aos quatro cantos a necessidade de se fazer a inclusão digital para as pessoas que não tem acessos as tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC,s, como são mais conhecidas. Porém, acesso não significa apenas conexão física e acesso ao hardware, ou melhor, não é o acesso à tecnologia quepromoverá a inclusão, mas sim a forma como essa tecnologia vai atender às necessidades sociais das comunidades locais, com uma apropriação crítica, pois o papel mais importante do processo de inclusão digital deve ser a sua utilidade social. O consumo da internet móvel mais que triplicou, dando assim um grande salto no que diz respeito ao avanço da tecnologia de vida dos brasileiros, juntamentecom o uso do celular, que é o segundo dispositivo mais usado pela sociedade perdendo apenas para a televisão. O computador traz o mundo para dentro de casa pela Internet banda larga, permite dialogo com as pessoas em qualquer continente, telefonar via Skype, acessar jornais, ouvir rádios, ver televisão, consultar revistas, jogar videogames com parceiros distantes, pesquisar qualquer assunto nos‘bilhões de páginas’ de informação, a qualquer hora e em qualquer lugar.
No Brasil, ainda é grande a exclusão digital, milhares de pessoas não tem acesso às redes de comunicação interativa, é um problema social e político, pois é decorrente da escassez de recursos devido à péssima distribuição de renda no país, mas estão sendo implantados projetos e ações sociais de forma que permita a todos o acessoa esse mundo de informação social.



2 DESENVOLVIMENTO
A nossa sociedade fica fascinada e reage muito bem diante tantas novidades tecnológicas, ter uma boa iluminação à noite, apenas com o toque do dedo, conservar os alimentos por muito mais tempo, ter um carro capaz de te orientar no caminho que precisa, ter vestuários que podem ser lavados e secos a questão de minutos na máquina de lavar,enquanto você dorme, namora, vê televisão, DVD se diverte no karaokê, tem os desktops se tornaram ótimos recursos educacionais que nos permitem assistir aulas a distancia, que é uma grande rede conectada e o acesso que temos a um imenso acervo cultural e de pesquisas, sem sair de casa podemos pagar contas, fazer compras, pela internet. Com isso aumenta o consumo de produtos eletrônicos quefacilita as rotinas e aceleram os trabalhos diários proporcionando conforto e bem estar.
Nos últimos anos muitas mudanças ocorreram no Brasil, com as novidades tecnológicas. o “aumento das facilidades de consumo” es¬timulado por financeiras, lojas de departamento, supermercados, cartões de crédito, com isso as casas passaram a ter mais eletrodomésticos, car¬ros foram comprados, universidadesparticulares adequaram as suas mensa¬lidades, cursos rápidos como os de tecnólogos foram criados e as camadas populares foram ganhando insumos para melhorar de emprego, aumentar a renda e continuar comprando, sempre. A tecnologia muda e inova a todo momento, e com ela surgem novos perfis humanos, com o impacto das novidades. O computador passa a ser cada vez mais importantes para a vida das pessoas, é umcanal com o resto do mundo, os jovens de hoje estão criando novas formas de viver, de trabalhar, estudar, jogar, comunicar e comprar, ou seja, criaram praticamente uma comunidade diferente.
A cada nova geração muda- se as forma de se relacionar em viver em sociedade, estamos numa geração que tem mais informações do que as gerações passadas, a internet veio para mudar a forma de comunicar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!