Inclusão digital

Páginas: 7 (1702 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2012
[pic]


Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BRENDA TAVARES















INCLUSÃO DIGITAL















Sete Lagoas
2010



Brenda Tavares

















INCLUSÃO DIGITAL








Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Filosofia.


Profª. Márcia bastos de Almeida








Sete Lagoas

2010

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... .. 4

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................ ...53 CONCLUSÃO...................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS........................................................................................................10





















































1 INTRODUÇÃO


O plano de inclusãodigital tem como alvo incluir-se as populações sociais exclusas, utilizando as tecnologias da informação como aparelho de construção e aprendizado da cidadania. Introduzir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, é ainda aprimorar os grupos sociais a partir do manejo dos computadores. Não somente ensiná-las a utilizar o computador, mas aprimorar a procura da integraçãoentre cidadania, educação e tecnologia, com objetivo a transformação social. O assunto da inclusão digital está no encontro de diferentes ações dos governos federal e estadual.
De acordo com o PID - Projeto Inclusão Digital, a inclusão significa, melhora nas condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia, melhorando os quadros sociais a partir domanuseio dos computadores, mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar suas condições de vida.
Os telecentros inserem-se neste processo como sendo o lugar físico, de fácil acesso, que oferece gratuitamente serviços de informática e telecomunicações, pessoas capacitadas num contexto de desenvolvimento social, econômico, educacional e pessoal.
O projeto tem como tema apromoção da inclusão digital em alunos de escolas menos favorecidas utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Através da criação dos telecentros pode-se ampliar o conceito de inclusão digital como forma de integração entre educação, tecnologia e cidadania visando a transformação social.

















2 DESENVOLVIMENTOA educação é um dos sintomas mais visíveis da imensa disparidade social brasileira. Em 2003, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), classificou o Brasil na 65ª posição no mundo, entre 175 nações pesquisadas na indicação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em levantamento anterior, em 2000, o país ocupava a 69ª posição. Segundo o PNUD, o país,entre 1975 e 2001, foi a nação que mais galgou posições no planeta (foram 16 postos no total). Mas ainda continua atrás de vizinhos sul e latino-americanos, como Argentina, Uruguai, Chile, Cuba, México Colômbia e Costa Rica.

O analfabetismo possui duas dimensões: uma socioeconômica, atrelada aos demais indicadores da desigualdade social, e caracterizada pela manutenção dociclo histórico da “pobreza analfabeta” que atua contaminando todos os demais indicadores de desenvolvimento dos países. A segunda, e mais cruel dimensão do analfabetismo é sua dimensão humana, que condena gerações de jovens e adultos à negação do direito fundamental de expressão e transformação de sua história pessoal e comunitária.

Três pilares formam um tripé fundamental para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!