Inclusão digital

Páginas: 7 (1730 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL:
UM PROBLEMA DO “FUTURO”
QUE PRECISA SER RESOLVIDO NO PRESENTE

Lajeado
2010

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL:
UM PROBLEMA DO “FUTURO”
QUE PRECISA SER RESOLVIDO NO PRESENTE

Trabalho apresentado a disciplina deADMINISTRAÇÃO da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. MARCIA BASTOS DE ALMEIDA

Lajeado
2010

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 9

5 REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

DESENVOLVIMENTO
Inclusão digital é o uso que o homem faz das TIC(Tecnologias de informação e comunicação). São chamadas tecnologias todas as transformações que o homem faz na natureza para benefício próprio, desde o uso de papel e caneta até o uso de modernos computadores e seus sistemas de comunicação.
Incluir alguém nestas TIC é, não só dar a chance de manusear um computador, mas também dar a oportunidade das pessoas de conhecer as fontes de informação e tambémproduzi-las. Pois hoje as informações que recebemos são somente aquelas que nos permitem, ou seja, não temos a oportunidade de ver o que acontece nos bastidores de tudo que chega até nós, as informações simplesmente chegam, e o nosso dever é nos incluir nelas, isso não é uma opção de aprender, é mais uma obrigação.
Pois não adianta em nada as pessoas terem acesso a modernas maquinas se não sabeminterpretar as informações recebidas. Devemos entender com inclusão digital desde acesso a computadores de ultima geração e seus sistemas até a alfabetização mais básica.
Segundo Paulo Rebêlo:
“É que inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglêssignifica algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas. Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Comofazer isso? Não apenas ensinando o bê-á-bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele mostrengo de bits e bytes que de vez em quando trava”.
Por outro lado, existem os chamados “analfabetos digitais”, que são as pessoas que não tem acesso a um computador ou não sabem manuseá-lo.
Pierre Levy, filósofo francês, pensador da área de tecnologia esociedade afirmou que “toda tecnologia cria seus excluídos”. Com esta frase ele não está contra as tecnologias, apenas lembra que antes da invenção do telefone, não existiam pessoas sem telefone, ou, antes da invenção da escrita, não existiam analfabetos.
Analisando estas palavras, vemos que a relação entre ausência de poder econômico e exclusão digital, é uma realidade mundial, criando então ogrupo dos “SEM TELA”, que são pessoa sem acesso as tecnologias e sem treinamento para usá-las.
Interpretar INCLUSÃO DIGITAL como sendo apenas fornecer computadores a preços acessíveis e dar cursos de informática básica está totalmente errado.
Existem casos de escolas e comunidades que receberam computadores novos do governo, mas não puderam usá-los, porque não tinham acesso a internet ou nãotinham pessoas qualificadas para repassar o conhecimento necessário.
Desde os anos 90, especialistas debatem sobre uma questão preocupante e que não mudou: “os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, sobre tudo os mais pobres, estão perdendo o bonde da informação.” Deixando par trás, desta maneira, uma grande oportunidade de aquecer sua economia e melhorar os baixos índices sociais.
Mark...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!