Inclusão digital

Páginas: 8 (1805 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOCIAL 5
2.1.1 Empresas e inclusão digital 6
2.1.1.1 Sugestão para expandir a inclusão digital na cidade 7

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 9
3.1 MAPA DA EXCLUSÃO DIGITAL 9
3.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL 10

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

A partir da demanda da erada informação a sociedade vive um período de grandes e significativas mudanças em âmbito social, cultural, político, econômico e neste caso cabe destacar também o âmbito empresarial sejam privados ou públicos.
A inclusão digital vem, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma sociedade com ajuda da tecnologia. Hoje, é comum ouvir expressões similares como democratização dainformação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.

DESENVOLVIMENTO

A inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. É também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenasutiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida, seu quadro social.
Segundo Carvalho (CARVALHO, 2003) o objetivo da inclusão digital é possibilitar a igualdade de oportunidades na sociedade da informação. Essa idéia é fortemente enunciada pelo Programa Sociedade da Informação, SocInfo, coordenadopelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (TAKAHASHI, 2000). Carvalho apresenta algumas definições propostas pelo SocInfo: A Sociedade da Informação está baseada em tecnologias de informação e comunicação que envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Essastecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a sociedade da informação. Em cada país, a sociedade da informação está se construindo em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, econômico e político, segundo estratégias adequadas a cada contexto.Silvino e Abrahão (SILVINO, 2004) comentaram que uma das dimensões da inclusão digital é a disponibilização para a maioria da população, do acesso a informações e serviços via internet.
Incluir digitalmente não é apenas, alfabetizar a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos celulares e computadores, acesso as redes e principalmente ter o domínio dessasferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado a internet, que iremos classificá-lo como incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas para não considerá-lo um analfabeto digital. Segundo Rebelo, (2005, reportagem) “somente colocar um computador na mão das pessoas ou vende-lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusãodigital. É preciso ensiná-las a utilizá-lo em beneficio próprio e coletivo.”
Muitos imaginam que, em países pobres, não se deveria nem falar em inclusão digital enquanto há pessoas com fome e desempregadas na rua. Mas são justamente estas nações pobres que costumam se beneficiar melhor das ações inclundentes. Só que a inclusão precisaria ser acentuada com mais prática e menos teoria.

É precisofocar o crescimento social a sociedade está passando por uma revolução informacional que pode ser comparada a grandes guinadas da história. Na clássica trilogia “A era da informação”, o autor é enfático em mesclar economia, cultura e informação a partir de uma inclusão digital de verdade. (CASTELLS, MANUEL)

1 PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOCIAL

Em Santa Cruz do Sul, Prefeitura lança Programa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!