Inclusão digital

Páginas: 41 (10157 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2011
Cloud Computing
1 - Introdução

Fruto da evolução e da reunião de uma série de outras correntes e ferramentas já difundidas na área de Tecnologia, o conceito de Cloud Computing (Computação em Nuvem) tem como principal característica a transformação dos modos tradicionais de como empresas utilizam e adquirem os recursos da Tecnologia da Informação (TI). De forma mais ampla, sua abordagem partedo princípio de que toda a infra-estrutura de TI (hardware, software e gestão de dados e informação), até então tratada como um ativo das empresas usuárias, passa a ser acessada e administrada por estas através da Internet (nuvem), com o uso de um simples navegador (browser) da rede mundial de computadores. Através de um acesso remoto, com o uso de qualquer tipo de equipamento – celularesinteligentes, notebooks, computadores de mesa etc. – fornecedores de tecnologia passam a prover a infra-estrutura e os serviços capacitados para atender a essa demanda. Trata-se de um modelo eficiente para utilizar softwares, acessar, armazenar e processar dados por meio de diferentes dispositivos e tecnologias Web. Na prática, a Computação em Nuvem seria a transformação dos sistemas computacionaisfísicos de hoje em uma base virtual.

Neste modelo de negócios possibilitado pela Cloud Computing, a Internet passa a ser o cérebro das operações e atividades das empresas, permitindo que novas capacidades sejam entregues como serviço pela rede, sem necessidade de aumento de infra-estrutura e com pagamento atrelado ao uso feito pelos usuários. Dessa forma, a web torna-se o grande centro dearmazenamento e gestão de recursos variados, uma complexa rede de sistemas hoje instalada fisicamente em milhares de servidores e computadores de usuários.

Com a Computação em Nuvem, a rede passa a concentrar desde sistemas utilizados em larga escala pelo consumidor final – como sistemas operacionais, programas de produtividade de escritório, arquivos de músicas e fotos -, até aplicativos desenhados para oambiente corporativo, como os sistemas de gestão empresarial de relacionamento com o cliente, ou ainda de gerenciamento do ciclo de estoque de produtos.

Ainda em fase de maturação e com interpretações diversas por parte de especialistas de TI, o conceito de Cloud Computing já começa a movimentar o mercado de tecnologia com maior intensidade e essa tendência já é percebida em ferramentas comunsdo dia-a-dia, como sistemas de correio eletrônico, textos e planilhas disponibilizadas pelo Google, através do Google Aps, ou ainda pela IBM, com o seu Lotus Simphony. Essas ferramentas apresentam uma série de aplicativos bem próximas ao que se encontra hoje em programas do pacote Office, da Microsoft, com a diferença de que esses recursos não ocupam espaço no computador do usuário, não demandamlicença de uso ou ainda o download de programas para serem utilizados.

União de conceitos e tendências

Apontado por muitos especialistas como uma evolução natural do que vem sendo desenvolvido no setor de TI nas últimas décadas, o novo formato proposto pela Cloud Computing mantém uma linha tênue entre conceitos, tendências e recursos já trabalhados na área de tecnologia e outros maisrecentes, como Software como Serviço, ASP (Application Service Provider), Virtualização, Utility Computing e Grid Computing, que serão explicitados no Módulo 2 deste curso.

Dessa forma, a Computação em Nuvem pode ser entendida como uma reunião de conceitos, agora apresentados sob uma nova dinâmica, uma reorganização do modus operandi, que promete mudar gradativamente a forma e a entrega da computaçãonos próximos anos, incluindo a transferência de infra-estrutura tecnológica para terceiros e um processo de remuneração que pode ser comparado ao que se pratica hoje no pagamento mensal de contas de energia, água ou gás.

Entre as diversas vantagens que pode trazer para os usuários, especialmente os corporativos, a nuvem computacional comporta os seguintes aspectos: liberação da verba...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!