Inclusão digital ufs de itabaina

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013

Índice

1. Introdução ----------------------------------------------------------------------- 3

2. Metodologia --------------------------------------------------------------------- 4

3. Resultados ----------------------------------------------------------------------- 5

4. Conclusão------------------------------------------------------------------------ 6

5.Referencias Bibliográficas --------------------------------------------------- 7
















Introdução:
Vivemos num mundo que está cada dia mais globalizado e interconectado e dessa forma há necessidade de habilidades para realizar pesquisas por meio de equipamentos eletrônicos, em grandes bases de dados espalhadas pelo mundo, nas quais a Internet desempenha um papel fundamental eimportante. Atualmente há grande demanda e necessidade de informação e a inclusão digital se faz necessária para possibilitar ao cidadão sua inclusão social, pois praticamente qualquer área de trabalho se utiliza de computadores e “softwares”. Assim, para o cidadão ingressar no mercado de trabalho, há necessidade de conhecimentos em informática e uso da Internet. A inclusão digital pode serconsiderada toda a ação que permite que a informática e seus recursos estejam à disposição da população. Também visa melhorar as condições de vida dos cidadãos por meio da tecnologia. Ou conforme cita Cabral (2004) que nos leva a entender que o termo inclusão digital é conceitualmente semelhante ao termo alfabetização digital:
“[...] iniciativas de inclusão digital são aquelas que visam oferecer àsociedade “os conhecimentos necessários para utilizar com um mínimo de proficiência os recursos de informática e de telecomunicações existentes e dispor de acesso físico regular a esses recursos”. A inclusão digital se assemelha, portanto, à idéia de alfabetização digital, numa equivalência com a perspectiva da alfabetização no processo de inclusão social, voltando o foco para aqueles que também seencontram no próprio contexto de exclusão social, acrescentando a temática da tecnologia digital no sentido de somar esforços para atenuar essa diferença”.
Estamos vivendo em uma sociedade que nos leva a necessidade de sermos aptos a utilizar as diversas formas de TIC’s (Tecnologia de Informação e Comunicação) e a partir do momento que o indivíduo por alguma razão não disponibilize de acesso asTIC’s, ficará muito difícil para que ele esteja completamente inserido e ciente dos diversos eventos que acontecem ao seu redor e em todo mundo. Se analisarmos a realidade brasileira, vamos perceber que muitos brasileiros encontram-se na situação descrita anteriormente e muitos ainda sequer sabem como utilizar um computador, a internet ou outras formas de tecnologia, o que é ainda mais grave.Segundo Costa (2009, apud Araujo, Cerqueira e Azeredo, 2013, pag. 2):

“Em um país um tanto quanto desigual socialmente, não é de se surpreender que encontremos brasileiros que ainda não sabem ligar um computador. Os governantes têm falado em políticas públicas e programas sociais para reduzir este número de afetados pela Exclusão Digital, mas ainda não parece ser o bastante”.

Se partirmos paraanalisar as Instituições de Ensino Superior (IES) e o qual o papel que possuem no processo da falta de inclusão digital na população, vamos entender que elas precisam agir de forma contundente para tentar minimizar este problema Para Araujo, Cerqueira e Azeredo (2013, pag.3), “Políticas como o uso de Tabletes com Material Didático, Inclusão de Plataformas de educação à distância (EAD) em apoio aoensino presencial, uso de softwares de simulação, etc., podem implicar muitos benefícios para o aluno e, consequentemente, para sua IES”. Logo, as IES precisam se preocupar em garantir o acesso de seus estudantes às TIC’s e, colher os frutos que o incentivo e o investimento renderão para a mesma. Deve ser uma das premissas das IES suprir as ferramentas, tanto teóricas com práticas, para que seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INCLUSÃO DIGITAL
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!