Inclusão digital para a terceira idade

Páginas: 10 (2406 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE

Alexsandra Fernandes
Allan Brandão
Cátia Azevedo
Leandro Nascimento
Lilian Teodoro
Nilbert Conrado
Rafael Cruz

Rio de Janeiro,
Novembro de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE

Trabalho final como requisito da disciplina de Empreendedorismo e Corporativismoministrada pelo docente Mauricio Caetano Matias Soares nos cursos de engenharias de Produção e Civil do Centro Universitário Augusto Motta da unidade de Bangu.

Rio de Janeiro,
Novembro de 2011
APRESENTAÇÃO

As mudanças contemporâneas impulsionadas pela revolução da informática, da robótica e da microeletrônica, favorecendo uma dependência dos indivíduos as máquinas eletrônicas, ao passo quegrande parte da população não tem acesso a elas, resultando uma exclusão digital, daí a necessidade da criação de estratégias que viabilizem a inclusão do segmento idoso no mundo tecnológico.
O projeto que se segue objetiva dar resposta a necessidade da população idosa residente no bairro Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, fornecendo gratuitamente instruções e acesso a novastecnologias, gerando autonomia, o aumento do circulo social e, portanto, a promoção de sua integração e resgate de papel social.

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO

A terceira idade traz consigo limitações. Já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, há mais tempo disponível, mas não sabem o que fazer com ele, ela também assusta, pois representa a negação de valores até entãocultuados, como a beleza, a rigidez, produtividade, força, poder, valores esses considerados próprios da juventude.
E com chegada da aposentadoria a vida do idoso sofre uma mudança radical, ou seja, ela retira a pessoa de seu convívio dominante do espaço público para passar a experimentar mais intensamente o âmbito privado e doméstico, o que traz problemas de concentração, reação e coordenação,o idoso começa a perder a sua auto-estima.
A população idosa do Brasil está em acentuado crescimento, de acordo com dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) só no estado do Rio de Janeiro, estão nove dos dez bairros com maior proporção de idosos. Homens e mulheres com mais de 60 anos já representam 11,3% da população brasileira.
Mais do que envelhecer comtranqüilidade, esse contingente de brasileiros também quer integrar-se às dinâmicas mudanças do mundo atual e passa a ser alvo de programas específicos que discutam e busquem soluções para favorecer o envelhecimento saudável.
Atualmente a tecnologia invadiu as casas, empresas, instituições de todos os tipos, a sociedade como um todo está se tornando informatizada. Os recursos da imprensa, rádio,TV, telefone, fax, vídeo, computador e Internet são disseminadores de culturas, valores e padrões sociais de comportamento. Cada vez mais o ser humano cria dependências pelos recursos eletrônicos, que passam a coexistir no dia a dia de todos. Para ingressar e manter-se no mercado de trabalho, acessar e gerenciar contas de serviços básicos de âmbito municipal, estadual ou federal, comunicar a baixocusto com outras pessoas, extrapolando limites geográficos, acessar museus, jornais, revistas, televisões e informações, as mais variadas, enfim, para o indivíduo participar do mundo atual, ele deve estar inserido na sociedade digital.
A UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta), tendo em vista a sua função social, se posiciona de forma atuante entre as universidades que abrem espaço para aterceira idade, desde 2007 com o Projeto Gerações, pela coordenação da professora Rose Cristina Soares e em 2009 com a UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), disponibilizando, o conhecimento científico, técnico e acadêmico de seus professores e alunos, a infra-estrutura de seu laboratório de informática e espaço físico, objetivando o envelhecimento saudável.
Fotos do projeto.

Dança de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital na terceira idade
  • Inclusão digital na terceira idade
  • Inclusão digital na terceira idade
  • Inclusão digital na terceira idade
  • INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE
  • A terceira idade e a inclusão digital
  • Inclusão Digital e Comunicação na Terceira Idade
  • PROPOSIÇÕES DA SUPERVISÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!