Inclusão digital na educação

Páginas: 13 (3013 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
CIÊNCIAS E NOVAS TECNOLOGIAS
PROF.ª MELÂNIA CORNÉLIO

INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

ALUNAS: ALVÂNIA THAÍS DOS SANTOS –
AMANDA MEIRELES DA SILVA-
AMANDA FLORÊNCIO DA SILVA –
JANIELLY MARIA SILVA DOS SANTOS-
VERÔNICA NASCIMENTO DE LIMA-

MAMANGUAPE - PB
2013
AlunasALVÂNIA THAÍS DOS SANTOS
AMANDA MEIRELES DA SILVA
AMANDA FLORÊNCIO DA SILVA
JANIELLY MARIA SILVA DOS SANTOS
VERÔNICA NASCIMENTO DE LIMA

INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Projeto apresentado á disciplina Educação e Novas Tecnologias,para obtenção de nota, conforme o semestre 2012.2

MAMANGUAPE – PB
2013
INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivotrabalhara a inclusão digital no dia a dia da escola ou sala de aula. Estamos em uma era onde a cada momento surgem inúmeras especializações e infinitas informações. A capacidade humana está distante de poder abarcar todo o saber elaborado. O homem formado com a expectativa de encontrar cada vez mais certezas e estabilidades, se vê entremeado pelo caos e pela insegurança de uma vida fragmentada.Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelos meandros de uma área específica, mas que também não se inibe com a incerteza e velocidade das transformações da técnica. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente tecnificado, fazendo surgir uma competição quase selvagem entre as nações que demanda cada vez mais apenas pessoas qualificadas, tantoculturalmente como em escolaridade formal. As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.
Devido a estas dificuldades, a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida. Pesquisadores queinvestigam o uso de computadores na educação alegam que a informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As radicais transformações da informática nos anos noventa reforçaram ainda mais a adoção dessatecnologia nos meios educacionais.
Com a melhoria das tecnologias digitais e a crescente rapidez das informações, surgem novas necessidades para o âmbito escolar. Dentre elas, a acessibilidade a esses meios, com o uso do computador, constituindo-se parte integrante do processo de desenvolvimento do aprendizado das crianças, presente também na educação infantil.
A inclusão digital com esses pequenosdeve ser organizada dentro de um contexto lúdico, onde a criança possa interagir de uma maneira saudável e construtiva, sempre monitorada por um professor com assessoria pedagógica.
Na escola, o professor deve explorar softwares que propiciem a audição (diferentes produções sonoras), a imagem (fotografias, desenhos, obras de arte) e movimentos (vídeos), pelo fato que nessa faixa etária, as criançasainda não dominam a leitura e a escrita.
Não identificamos uma idade ideal para a inclusão digital na educação infantil. Com o avanço das tecnologias e as crianças cada vez mais familiarizadas, o interesse em explorar essas tecnologias aumenta. Outro fator de influência, é um ambiente que proporcione essa inclusão, isso ocorre tanto no ambiente escolar, quanto em casa, de acordo com a realidadede cada criança.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Como tornar acessível à informática no contexto escolar? Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital e a educação para o século xxi
  • inclusão digital na educação dejovens e adultos
  • O papel da inclusão digital na educação musical
  • Inclusão digital a importância do uso da tecnologia na educação
  • Paper sobre educação a distancia e inclusão digital
  • A Inclusão Digital no Processo de Educação na Cidade de Paranaguá
  • Inclusão digital
  • INCLUSÃO DIGITAL: AS FRUSTAÇÕES DA EDUCAÇÃO FRENTE AO CAPITALISMO.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!