INCLUSÃO DIGITAL – IRREFUTÁVEL NECESSIDADE

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
RESUMO


Neste trabalho abordarei a inclusão digital como garantia para não sermos um analfabeto do Século XXI. Embora o advento da internet, da computação e das tecnologias venha abrangendo muitos alunos, ainda encontramos em nossa sala de aula, o aluno vindos de regiões extremamente carentes, cujo habito de computação ou acesso a internet é limitado. Precisamos estar atento em nosso redutotecnológico a todos os aprendizes e entender que é pela competência de nossas atitudes enquanto professores das salas de informáticas que diagnosticaremos suas dificuldades e no processo ensino/aprendizagens construiremos simultaneamente, como num amálgama, o projeto pedagógico entre os sujeitos: os professores e os alunos.


Palavras-chave: Inclusão digital. Sala de Informática. Aprendizagem.1. INTRODUCAO

É irrefutável afirmar que estamos na era da informática e este advento do século XXI, traz ao homem a necessidade da inclusão digital.
Refletir a respeito da inclusão digital é analisar como se dá o seu processo dentro das escolas regulares se faz necessário para a sua verdadeira efetivação. Neste contexto, os professores são desafiados a viabilizarpráticas capazes de garantir aos alunos condições necessárias para o seu aprendizado e desenvolvimento. No processo de inclusão escolar digital o envolvimento de toda a equipe escolar se faz imprescindível, pois esta deve compartilhar as responsabilidades. O professor, em particular, deverá buscar alternativas para suprir as necessidades dos seus alunos em sala de informática garantindo o aprendizado.As transformações ocorrem com imensa rapidez e a educação não deve ser vista como algo definitivo e acabado e sim um processo a ser construído e reconstruído todos os dias, pois todos os dias aparecem novos desafios. Então, pensar a inclusão digital é um trabalho que exige e muita reflexão.


2. A SALA DE INFORMÁTICA – O DESAFIO DO SÉCULO XXI

A habilidade está ligada ao prático, a vivênciae ao domínio do conhecimento.
Já a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano. Valdirene Stiegler aponta em sua apostila do IESAD que,

[...] O professor, em particular, deverá buscar alternativas para suprir as necessidades dos seus alunos em sala de aula, bem como reconhecer que as dificuldades encontradas por alguns alunos não sãoapenas deles, mas sim do modo como as práticas pedagógicas são conduzidas e de como a aprendizagem é concebida. ( Valdirene Stiegler- Apostila IESAD, p.37)


Muitas ideias que vem ganhando força como tendência ao longo dos últimos anos é a capacitação dos professores, firmando-se como princípio indispensável às escolas que buscam desenvolver ou aperfeiçoar sua competitividade. Mais do queprodutos, processos ou estratégia pedagógicas, são as pessoas as verdadeiras responsáveis pelos resultados nas escolas. Apenas profissionais competentes e devidamente capacitados são capazes de fazer a diferença, colocando em prática projetos e ideias que impulsionem nas escolas em que trabalham, entendendo-se essa competitividade como a capacidade de chegar no futuro entre os primeiros, de fazer muitobem o seu trabalho, de ser ator atuante na dinâmica de funcionamento das escolas, Furlanetto garante que,

[...] uma nova forma de sentir, de pensar anuncia-se. Uma subjetividade que aceita a descontinuidade; que convive com o caos, descobrindo nele possibilidades; que abre mão da busca do eterno, e o mutável parece emergir. O diálogo, que referenda o outro, como um outro legítimo e não otransforma em uma extensão de nós mesmos, começa a ser reconhecido como uma possibilidade de encontro não só do outro, mas, de nós mesmos. (FURLANETTO, 2004, p. 64).

Neste sentido, atingir a inclusão digital dos alunos pode ser definida como um processo fundamentado e é necessário ter como objetivos desde o aumento dos resultados da escola, a diminuição das dificuldades e o desenvolvimento de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DA ESCOLA E A NECESSIDADE DE UMA CULTURA DE INCLUSÃO DIGITAL
  • Inclusão social via acessibilidade digital: proposta de inclusão digital para pessoas com necessidades especiais
  • OS DESAFIOS E A NECESSIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE TROMBAS-GO.
  • INCLUSÃO DIGITAL
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!