Inclusão de surdos

Páginas: 16 (3945 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR


Alice Izabel da Veiga
Angélica Alves dos Reis Morais
Cristiane Augusta de Sousa
Leila Cristina dos Reis Santos
Marissol Azevedo dos Santos
Rafael Silva Guilherme


RESUMO:


A partir da realização de uma atividade investigativa e qualitativa para a disciplina de Antropologia II, no curso de Serviço Social, da PUC Minas emContagem houve a necessidade da criação deste artigo. O objetivo é analisar o contexto educacional inclusivo dos alunos surdos que estão inseridos na rede estadual de ensino. A escola escolhida foi a Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo em Betim. Esse trabalho apresenta leis que amparam a modalidade de educação especial, tais como, Declaração de Salamanca (2005), Plano Nacional de Educação (2001) ea Política Nacional da Educação Especial (2001). Aborda também aspectos históricos sobre a educação de pessoas com necessidades educativas especiais auditivas, em que se acreditava que os surdos eram incapazes e inferiores, e a conjuntura atual na qual esses alunos se encontram. E por fim, o texto proporciona também uma reflexão sobre a inclusão e alfabetização de alunos surdos na escola regularcontemporânea.




 
PALAVRAS CHAVES: inclusão, escola, deficiência, surdez, identidade e cultura surda.



1. INTRODUÇÃO

Os novos desafios apresentados à sociedade para que ela se torne inclusiva, aceite as diferenças e possibilite oportunidade a todos, consiste em moldar as relações sociais para que as pessoas com necessidades especiais exerçam seus direitos. A partirdisso, elas participam do processo social e educacional, em que a escola possui um papel fundamental no desenvolvimento da cidadania, e na convivência com as diferenças.
O decreto nº. 3956 de 2001 no qual ocorreu a Convenção Interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência diz que:
“As pessoas com deficiênciatêm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas, e que estes direitos, inclusive o direito de não ser submetidas à discriminação com base na deficiência, emanam da dignidade e da igualdade que são inerentes a todo ser humano.”


Este decreto possui grande influência na educação, exigindo uma nova interpretação dos educadores. Além de adotar posturas que nãogerem barreiras que impeçam a inserção destes alunos na educação.
MANTOAN (2005. p. 01) ressalta que:


“a educação inclusiva pode ser caracterizada como a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção”.

A educaçãoinclusiva está caminhando devagar, de acordo com MANTOAN (2005), sendo que o maior problema está relacionado com as redes de ensino que não cumprem a lei. E de acordo com a Constituição 1988 que garante o acesso de todos ao Ensino Fundamental, sendo que alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado preferencialmente na escola. Para a mesma, a educação inclusiva teve umgrande avanço, pois hoje as pessoas têm consciência de que as pessoas com deficiência têm o direito de ir para a escola.
Tendo em vista que de acordo com a diretora da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, a inclusão dos alunos surdos nas escolas publicas da rede estadual de ensino em Betim é recente, pois de acordo com a mesma, segundo a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais aEscola N. S. do Carmo é pioneira e referência em receber alunos com demandas especializadas na região.
Ao se perceber as pessoas com surdez ou pessoas surdas como sujeitos possuidores de cultura própria imersos em uma cultura majoritária, é importante que se analisem aspectos da educação inclusiva desses alunos.
Neste trabalho serão abordadas experiências do contexto escolar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão do surdo
  • A INCLUSÃO DE SURDOS
  • Inclusão de Surdos
  • inclusão dos surdos
  • Inclusão de surdos
  • Inclusão de Surdos
  • Inclusão dos Surdos
  • Inclusão de surdos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!