Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Páginas: 21 (5152 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
A inclusão social das pessoas com deficiência deve ser um dos objetivos nas sociedades que defendem os valores da universalidade e da integração, além do respeito pelas diferenças pessoais. Com a inclusão através do trabalho, a pessoa com deficiência pode demonstrar suas potencialidades e competências, e construir uma vida mais independente e autônoma. E o trabalho exerce um efeito reabilitadorna vida das pessoas com deficiência, na medida em que contribui para o aumento da auto-estima e nível de ajustamento pessoal. Para essas pessoas, trabalhar significa, entre outras coisas, poder abandonar sua condição de “excepcional” e juntar-se à rotina diária das demais pessoas, lutando por sua sobrevivência e manutenção. (Mendes, 2002).
Ao utilizar a terminologia pessoa com deficiência parafazer referência ao objeto desse estudo, sejam pessoas com deficiência auditiva, física, mental, múltipla e visual; considera-se que a utilização do termo genérico mais corrente em nossos dias, pessoa portadora de necessidades especiais, é um fator complicador, na medida em que, não permite identificar de que sujeito se está falando, exigindo sempre a adjetivação do termo. Como bem apontouJannuzzi (1985), a variação terminológica é uma constante e mais parece destinada a minimizar a forma pejorativa com que essas pessoas são percebidas socialmente. As mudanças, contudo, não têm mais que um efeito transitório. Como Sassaki (2003) aborda a expressão "pessoa com necessidades especiais", que é um gênero que contém as pessoas com deficiência, mas também acolhe os idosos, as gestantes, enfim,qualquer situação que implique tratamento diferenciado. Igualmente se abandona a expressão "pessoa portadora de deficiência" com uma concordância em nível internacional, visto que as deficiências não se portam, estão com a pessoa ou na pessoa, o que tem sido motivo para que se use, mais recentemente, a forma "pessoa com deficiência".
As pessoas com deficiências encontram dificuldades paraparticipar da dinâmica social, na maioria das vezes em decorrência de obstáculos para locomoção, acesso ao meio profissional, ao lazer e aos serviços. A sociedade não está organizada para incluir pessoas que apresentam necessidades especiais, limitando-as ao espaço doméstico ou de instituição especializada, onde ficam na dependência principalmente de cuidados familiares. Em relação à inclusão, Sassaki(1997, p. 56), fala da importância de uma sociedade inclusiva que:

É aquela em que as pessoas com deficiências têm acesso a serviços, bens e ambientes. Para isso, a sociedade deve se adaptar, preparando-se para tratar as diferenças, modificando atitudes, práticas sociais e ambientes físicos (mobiliário, equipamentos, meios de transporte, espaço urbano e de prestação de serviços). Além de garantiro acesso aos ambientes físicos, é preciso também mudar o tratamento dado aos portadores de deficiências, com a superação de preconceitos e estigmas. A educação e a informação ocupam um papel central na formação de uma sociedade inclusiva.

O profissional Assistente Social é uma alternativa relevante para que a inclusão social e escolar ocorra qualitativamente, formulando e implementandopropostas que façam com que os portadores de deficiências participem do processo social, isto é, que tenham condições para integrar o mercado de trabalho, usufruir as atividades de lazer, esporte e cultura, tendo sua cidadania garantida. Um dos privilégios do Serviço Social, é que constitui-se de uma profissão que tem como meta debater e refletir sobre a complexidade da questão social e suas múltiplasexpressões contemporâneas. A questão social da "deficiência" é muito antiga, os preconceitos e as discriminações sempre estiveram presentes desde a antiguidade até a sociedade contemporânea.
A inclusão social e os direitos sociais estão sendo descuidados por anos e anos, e refletindo sobre essa violação dos direitos das pessoas com deficiência, nota-se que há uma necessidade de uma vida melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pessoa com deficiencia sua inclusao no mercado de trabalho
  • A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
  • Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
  • A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
  • Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
  • Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho¹
  • A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho
  • Inclusão social das pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!