Inclusão de deficientes visuais na rede regular de ensino

Páginas: 18 (4466 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO

MARQUES, Beatriz Moires1

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar, as relações existentes entre os termos: inclusão e integração, remetendo-os como ponto de partida para o processo de inclusão do aluno deficiente visual na rede regular de ensino. A metodologia constituiu em análise bibliográfica, buscando por meio desta,subsídios para a discussão em torno de como garantir que a educação dos deficientes visuais ocorra na rede comum de ensino. Concluiu-se que esta depende de uma ação permanente entre sociedade e escola, bem como de políticas públicas que favoreçam a efetivação do acesso e permanência a educação.

ABSTRACT: This study aims to examine the relationships between the terms: inclusion and integration,leaving them as a departure for the process of inclusion of visually impaired students in regular system of education. The methodology was in literature review, looking through this, subsidies for the debate on how to ensure that the education of visually impaired people in the network occurs in common of education. It was concluded that this is a permanent action between society and school and publicpolicies that promote the effective.

PALAVRAS CHAVE: Inclusão. Integração. Educação. Deficiente Visual.

KEYWORDS: Inclusion. Integration. Education. Visual poor.

Introdução
Apesar de constar em leis e ser alvo de políticas públicas educacionais, o termo “inclusão”, continua não sendo efetivado em sua verdadeira instância. Mesmo em consideração a isso, não partiremos do pressuposto de quenada vem sendo feito ou realizado, pelo contrário, mas nem tudo o que foi discutido e realizado em se tratando de inclusão3 tem sido viabilizado. Neste texto por meio de análises, comentaremos as frequentes atribuições em relação à inclusão, que vem sendo enfatizada como uma missão da escola; em contraponto serão feitas distinções entre inclusão e integração, e quais as contribuições das açõesdesenvolvidas com base nos dois conceitos mencionados, favorecem a inserção de alunos deficientes visuais na escola.
Em concomitância aos relatos prévios, serão tomados os temas subseqüentes que tratarão propriamente da inclusão do aluno deficiente visual no ensino regular, enfatizando os recursos usados para promover a sua educação favorecendo o processo de inclusão.

_____________________
1Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS).
3 Em caráter prioritário neste artigo, a inclusão dos deficientes visuais na escola comum.
Os itens abordados dividem-se de forma a concatenar uma análise sobre os conceitos e práticas que interferem na educação da pessoa com deficiência visual:
1- Inclusão e Integração na Escola Regular; 2- A pessoa comDeficiência Visual; 3- O Deficiente Visual na Escola Regular.

Inclusão e Integração na Escola Regular

Quando nos referimos à integração escolar, falamos do processo de educar e ensinar as crianças ditas normais juntamente com as portadoras de deficiência. O que não deixa de ser um ponto de partida para a permanência da criança portadora de necessidades especiais na escola.
A ação pedagógica emconcordância com a integração de alunos PNE’s (Portadores de Necessidades Educativas Especiais), deve buscar por meio da convivência escolar, uma forma de eliminar preconceitos, e preparar os alunos para entenderem as diferenças e aceitar o diferente, o que ocorrerá de forma distinta de acordo com as necessidades e habilidades de cada um. Em realidade devemos versar o que atribuímos à integração, poisesta dependerá das aptidões dos alunos e de sua preparação, para não iludirmos nossos alunos, levando-os a acreditarem que estamos prontos para a sua integração e desenvolvimento social, enquanto que isto não ocorre necessariamente.
A relação gerida na escola, possibilitará, troca de experiências, que é a chave da integração, através disso irá a convivência entre alunos e professores permear...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA ESCOLA REGULAR
  • A inclusão do deficiente intelectual no ensino regular
  • DEFICIENTE AUDITIVO E A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR
  • Inclusão do deficiente intelectual no ensino regular
  • O PROCESSO DE INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL DO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO REGULAR
  • O processo de escolarização do aluno deficiente visual no ensino regular
  • Educação inclusiva: processo de inclusão dos deficientes no ensino regular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!