inclusão da criança com deficiencia na escola regular

Páginas: 18 (4319 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
A participação de crianças com deficiência na escola é um direito (BRASIL, 1996), que para ser acessado depende, entre outros aspectos, da articulação entre profissionais, famílias e sociedade para o cumprimento de diretrizes educacionais, destinação de recursos humanos e materiais e formação de profissionais habilitados para o enfrentamento dos diferentes desafios trazidos pela prática cotidianado ensino.

A necessidade de formação dos professores para educação inclusiva e a falta de preparo para assumir a responsabilidade de promover a aprendizagem e participação de alunos com necessidade educacionais especiais, já foi estudada por diversos autores como Martins (2006), Vitaliano (2007), Hummel (2007), Beyer (2003). Tais autores, constataram as dificuldades e falta de preparo dosprofessores para promover a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais e enfatizaram a necessidade da formação continuada para atender à diversidade das experiências e demandas dos estudantes em sala de aula. Na prática, encontramos ainda professores despreparados para essa realidade e com falta de uma rede de apoio para desenvolver o seu trabalho com qualidade.

Essa rede deapoio voltada para a construção de possibilidades de inclusão de crianças com deficiências na escola pode envolver além de diferentes profissionais do campo da educação, profissionais da área da saúde, como o terapeutas ocupacional, por meio do trabalho de apoio direto ou indireto ao professor, à família, à comunidade escolar e também à criança.

A composição de uma equipe multidisciplinar éfundamental para apoiar e construir novas possibilidades de ação por parte dos diferentes agentes e para a efetivação e fortalecimento de uma nova dinâmica que valorize cada sujeito e sua diversidade.

A fim de contribuir para a construção do trabalho multidisciplinar no campo da inclusão escolar de crianças com deficiências, este estudo procurou conhecer, do ponto de vista de professores de ensinofundamental de escolas públicas municipais, quais as estratégias pedagógicas que utilizam em seu trabalho docente.

As estratégias utilizadas pelos professores na escola e na sala de aula possibilitam o desenvolvimento do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência levantando questões relacionadas ao envolvimento do docente com esse trabalho e à necessidade de equiparar oportunidadesde acesso e aprendizagem para todos os alunos.

A utilização de estratégias pedagógicas diferenciadas pode ser pensada como um recurso, que possibilita o acesso de todos os alunos ao conhecimento e é descrita por Braccialli e Paiva e (2010); Manzini e Santos (2002); Almirall, Soro-Camats e Bultó (2003); Manzini e Deliberato (2004) como elemento facilitador para efetivar com qualidade o processode inclusão escolar de crianças com deficiência na escola regular.

Para esses autores uma dessas estratégias relaciona-se à utilização de recursos adaptados a serem acionados de acordo com a necessidade de cada aluno. Esses recursos podem ser simples ou envolver tecnologias mais avançadas como programas específicos de computação.

De acordo com Bordenave e Pereira (2007), as estratégias estãorelacionadas com a forma de oferecer ao aluno oportunidade para viver as experiências desejadas, são também as maneiras de estruturar a atividade, isto é, estabelecer situações de ensino-aprendizagem, em que haja uma alta probabilidade de que ditas experiências realmente aconteçam.

Autores como Solé (1999) e Carlini (2004) identificaram estratégias que chamaremos de gerais, que podem serutilizadas por qualquer professor para atingir todos os alunos, tais como: planejamento da aula, apresentação de idéias, aula expositiva, debates, dramatização, pesquisas, projetos, estudo dirigido, estudo do meio, seminários, trabalhos em grupo e ainda atividades em dupla.

Outros autores como Stainback e Stainback (1999) trouxeram estratégias específicas, que poderiam ser usadas pelo professor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA
  • A inclusão de pessoas com deficiência na escola regular
  • A inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares
  • INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR
  • A inclusão da criança autista em escola regulares
  • O Ensino e a inclusão da criança com deficiência na escola.
  • INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS ENTRE OUTRAS DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS REGULARES
  • A escola regular e a inclusão de alunos com deficiência mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!