Inclsão de portadores de necessidades

3864 palavras 16 páginas
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES
ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO1
Juçara Trentin Molon2
Karina de Figueredo de Souza2
Thiago Xavier Borges2
RESUMO: O presente trabalho busca trazer um melhor entendimento sobre o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, através da abordagem de questões jurídicas e levantando dados de como foi esta adaptação, com o objetivo de analisar de que maneira se dá este processo. Para isso realizou-se um estudo de caso com duas empresas, tendo como base investigação através de questionários e entrevistas, levando em consideração os aspectos que pautam a interpretação dos dados obtidos. Deste modo a proposta está fundamentada a partir da Teoria Científica, abordando através dos autores questões que dão embasamento ao resultado do estudo.
Entre os principais resultados, destaca-se a percepção de que a sociedade evoluiu muito quando o assunto é Inclusão de portadores de necessidades especiais, porém ainda tem-se muito a evoluir, principalmente no que diz respeito ao preconceito. Palavras-chave: Inclusão, Portadores de Necessidades Especiais. Adaptação.

1

INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em apresentar de que forma se dá a inclusão de pessoas

portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho. Verifica-se, na atualidade, um perfil empresarial de maior responsabilidade e que está se desvencilhando de medos e mitos em relação á produtividade do Portador de Necessidades Especiais e que começa implementar ações necessárias, tanto nas dimensões físicas como nas dimensões dos Recursos Humanos.
A sociedade, principalmente por meio da igreja, e mais recentemente por meio das instituições governamentais e não-governamentais, sempre levou em consideração os Portadores de Necessidades Especiais, mesmo que essa consideração fosse para mantê-los afastados das pessoas normais ou para dar-lhes assistência e abrigo, ou mesmo para treiná-los para estarem aptos a

Relacionados