Incllusão escolar

Páginas: 11 (2570 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
* Rosely de Souza Bandeira
* Valdene Ferreira de Sousa
Orientadora: Roberta Guedes
RESUMO
O presente trabalho relata sobre o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em escolas regulares de ensino. Os meios de pesquisa foram realizados em sites acadêmicos e livros. Os quais mostram uma grande discursãotematica em volta desse processo, tanto no meio academico com na sociedade, devido as grandes barreiras e restencias ainda existente por ambos, em relação à inclusão de crianças com deficiencias no meio social e em especial no processo de ensino aprendizagem, o qual exige a interação dessas crianças com as demais ditas normais. Mesmo diante de leis que assegurem o acessso dessas crianças a escolacomum, a falta de informação e incentivação do governo para com os familiares, instituições e profissionais da area educacional faz com que a inclusão e em especial da criança com Síndrome de Down se torne um seguimento muito lento no nosso país.
Palavras-chave: Síndrome de Down. Inclusão escolar. Barreiras.

1. INTRODUÇÃO
O conceito de Necessidades Educacionais Especiais(NEE) abrange todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Que passou a ser conhecido em 1978 a partir da formulação do “Relatório Warnock”, e ao longo do tempo adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994). (PROJETO E DIAGNÓSTICO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRODEESP).
E passou a ser definido comoprocesso de inclusão o qual tem como objetivo, atender aos estudantes portadores de necessidades especiais, proporciando-lhes a implatação de acesso destes alunos ás classes comum, ganhando maior enfase com a aprovação da lei de Diretrizes Educacional- LDB (lei 9394/96), tornando se assim uma grande temática tanto no meio academico como na sociedade, causando grandes discurssões devido ao seusentido ainda distorcido, porém visava dar aos professores e profissionais da area Educacional suporte técnico para perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tenha objetivos e processos diferentes, levando-os a estabelecer formas criativas de atuação com crianças deficientes e que estes professores e alunos tenham um atendimento integrado com as classes comuns do ensino regular. (PROJETOE DIAGNÓSTICO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRODEESP).

A inclusão tem levantados vários debates, com pós e contras em nossa realidade educacional. A educação inclusiva e entendida como um processo social, onde todas as crianças com necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem tem direito a escolarização o mais próximo possível do normal, o alvo a ser alcançado e aintegração dessa criança na comunidade, tornando-a integradora da escola. (INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO: INCUMBÊNCIA DE CADA UM).
Durante séculos crianças com necessidades especiais, não tinham acesso á educação e participação alguma perante a sociedade, eram consideradas incapazes de ter uma vida social, devido aos seus aspectos físicos, emocionais e motores. .(INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO:INCUMBÊNCIA DE CADA UM).

Os pais destas crianças as trancavam em casa para protegê-los de insultos e preconceitos da sociedade. Com o passar do tempo e o grande crescimento de crianças que nasciam com algumas deficiências houve a necessidade da criação de um orgão que atendesse a essas crianças, então foram criadas as escolas especiais.
Com bases emanalíses realizados nessas escolas por profissionais da área educacional como pedagogos, psicologos e psicanalistas verificou-se a importância de incluir essas crianças em classes comuns do ensino regular, com o intuito de incluir- las as demais crianças ditas normais. Dentre vários tipos de necessidades especiais destacamos aqui a inclusão da criança com síndrome de down na da educação infantil. (OLDS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escolar
  • Escolar
  • escolar
  • Escolar
  • Escolar
  • escolar
  • Escolar
  • escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!