inclasão

787 palavras 4 páginas
Discussão na Escola sobre Educação Inclusiva
Na Reunião Pedagógica, que ocorreu ontem a noite na E. E. E. F. Professora Clotilde Rosa, onde atuo no Segundo Ano, com 24 alunos, no turno da manhã, sendo três considerados de Inclusão (Um aluno de 9 anos com Baixa Visão que recebi nesse ano; um aluno de 15 anos com Deficiência Mental Leve, advindo da Classe Especial, ano passado para o meu 1º Ano e um aluno que teve falta de oxigenação cerebral ao nascer por problemas cardíacos que o acometem, até hoje, aos 7 anos e não estando descartada a necessidade de Transplante, que também era meu aluno no 1º Ano) abriu-se uma série de estudos e discussões entre Equipe Gestora e Professoras sobre as Leis da Inclusão no Brasil e as mudanças que a escola deve promover para tornar-se verdadeiramente um espaço de Inclusão.
Após estudar partes importantes da legislação vigente, entramos em debate e chegamos a importantes conclusões, partindo de nossa realidade inclusiva e dos problemas que temos enfrentado em função de nossa falta de preparo, de conhecimento e de apoio.
Tentarei resumir o que foi dito, argumentado e as ações urgentes que podemos colocar em prática para que possam atender às nossas necessidades, a dos pais e a dos alunos especiais:

"A criança com Deficiência Mental apresenta dificuldade de construir seu conhecimento e de demonstrar sua capacidade cognitiva nas escolas que teimam em manter seu padrão conservador, elitista, homogêneo de currículo, de metodologia e de avaliação. Nossa escola não escapa dessa característica. Eis aí um dos motivos porque a Deficiência Mental mexa tanto com a estrutura escolar vigente, porque não reconhece e não aceita que a produção do conhecimento é uma conquista individualizada e singular em cada ser humano, principalmente, se lhe for proporcionado a convivência com outras crianças, com a diversidade, com a pluralidade escondida ou aparente em cada sujeito.
É gritante em nossa realidade ( a nível municipal) o crescimento do número

Relacionados