Incitel 2015 Rede De Telecom Submetido

6108 palavras 25 páginas

Resumo—O setor elétrico como conhecemos está diante de uma evolução tecnológica jamais vista, capaz de proporcionar grandes benefícios às concessionárias de energia elétrica, consumidores e meio ambiente. Apesar da evolução do sistema elétrico atual para a “Smart Grid” parecer inevitável, existem alguns obstáculos a serem superados. As redes de telecomunicações e tecnologias utilizadas são alguns deles. Este artigo discute algumas tecnologias e configurações de redes que estão sendo implementadas em projetos pilotos no Brasil e os desafios e oportunidades de pesquisas nas áreas de smart grid e medição inteligente. Em particular, vamos nos concentrar na análise da viabilidade econômica e técnica destas tecnologias. Por fim, também discute-se os esforços de normalização coordenados na pela ANEEL para harmonizar normas e protocolos de comunicação.
Palavras chave— Infraestrutura de Comunicação, Redes de Telecomunicações, Smart Grid, Smart Meter.
I. INTRODUÇÃO
O conceito “Smart Grid” está preste a revolucionar todo o sistema elétrico atual, tornando-o uma moderna rede automatizada e inteligente. Esta revolução necessariamente utiliza redes de telecomunicações para realizar suas funções essenciais. A infraestrutura de comunicação é compostas por 4 tipos de redes de telecomunicações: WAN (Wide Area Network), MAN (Metropolitan Area Network) , LAN (Local Area Networks) e a HAN (Home Area Network) e cada uma delas possui uma função específica dentro deste conceito.
Os grandes desafios na implementação dessas redes são: largura de banda dos canais de comunicação; latência dos dados; jitter (variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede); arquiteturas gerenciadas; requisitos de segurança tais como: disponibilidade, interoperabilidade e privacidade. Esses requisitos se traduzem em redes de alta disponibilidade, alta confiabilidade e de característica de multiplicação para suportar as diversas aplicações mencionadas. Outro desafio é a topologia do

Relacionados

  • Análise da Viabilidade Técnica e Econômica para a “Smart Grid”, com foco em “Smart Meter”
    6236 palavras | 25 páginas