Incisão erosiva no minicipio de Anápolis

1567 palavras 7 páginas
FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE INCISÃO EROSIVA

BRUNO ALEXANDRE GARCIA

ANÁPOLIS
MARÇO, 2014

INTRODUÇÃO
Este é um trabalho de campo realizado no dia 08 de Março de 2014, no período matutino entre 07h e 12h, cujo acesso aos locais foi de condução própria e uma parte do trajeto foi a pé, o tema abordado é a Incisão erosiva nos bairros Morumbi e Polocentro, e as ações que estão sendo feitas para recuperação do Central Parque e as ações que foram feitas no Parque da Liberdade em Anápolis – Goiás.
Este trabalho foi realizado com intuito de observar e analisar os processos erosivos que atingem o local em época de maior intensidade das chuvas, com ênfase nas erosões aceleradas de sulcos e ravinas.
A ação antrópica pode causar grande impactos causando sulcos, ravinas e voçorocas, porém não podemos descartar que essas ações podem acontecer naturalmente, mas a ação antrópica pode acelerar os processos de erosão, e com isso causando grande risco para a população ao redor e para os elementos naturais que ali se encontram, como nascentes, vegetação.
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho foi de verificar a intensidade do processo erosivo nesse canal que é de um tamanho significante grande contanto que podemos caracteriza-lo como ravina, em alguns pontos podemos observar que com a força e intensidade que a água das chuvas chega ao processo erosivo acaba agravando mais a situação e posteriormente afetando no lençol freático, e nas áreas que tem contato direto com o córrego das antas o acumulo de lixo que ali são depositados. MATERIAIS E MÉTODOS
CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL
O acesso ao local foi pela Avenida Pedro Ludovico, com sentido a erosão do dos bairros Morumbi e Pq das Primaveras, passando pela Avenida Isidora S. Rodrigues no bairro Pq das Primaveras, Avenida Nacional no bairro Morumbi– Anápolis - Goiás, para se observar a erosão que ali existe bem

Relacionados