Incineração

Páginas: 7 (1573 palavras) Publicado: 10 de maio de 2013
INCINERAÇÃO



Vitória da Conquista - BA
Dezembro/ 2012


Introdução
O trabalho aborda inicialmente uma contextualização geral por incineração. Veremos aqui o conceito dado à incineração, suas vantagens e desvantagens e a atual situação deste processo no Brasil. Seguindo e ampliando a conceituação apresentada por Lima, 1991, que diz: “Incineração é um processo de redução do peso,volume e das características de periculosidade dos resíduos, com a consequente eliminação da matéria orgânica e características de patogenicidade, através da combustão controlada”.

INCINERAÇÃO

A incineração como forma de destino final de lixo é uma pratica muito antiga, e os métodos empregados, apesar de rudimentares, consistiam na sua maioria em empilhar os residuos e atear fogo diretamente. Acinza resultante era espalhada no solo ou incorporada como um elemento auxiliar na agricultura. Com a expanção das cidades estas praticas tornaram-se inadequadas pelo incomodo causado às vizinhanças, assim foram sendo gradativamente substituidas por processos mais complexos e mais eficientes. O resultado disto são os sofisticados sistemas de incineração hoje instalados nas metrópoles. A poluição doar devido aos gases liberados durante a combustão é visto como o principal problema de incineração, num entanto isto só ocorre quando há uma deficiência na mão de obra, o que significa que esta consequência não procede diretamente do processo.
A incineração controlada acontece em equipamentos denominados incineradores, nos qual, o material é queimado há uma temperatura acima de 900ºC.
Aindicação primordial para o uso deste processo é a eliminação de material perigoso (material hospitalar e tóxico, por exemplo). Como a incineração acontece, em geral, em usinas apropriadas o calor dissipado durante o processo é utilizado em diversas atividades, principalmente na produção de energia elétrica e no aquecimento de água.
A matéria orgânica presente em meio ao material incinerado transforma-seem dióxido de carbono, vapor de água e cinzas. O ideal é que no lixo reservado à incineração não exista elementos como casca de frutas, legumes e resíduos úmidos em geral, pois sua presença reduz a temperatura, o que pode influenciar negativamente no processo.
A incineração reduz o volume do lixo em nivel superior a 90%, e em peso, superior a 75%.
Portanto incineração é definida como o processode redução de peso e volume do lixo através de combustão controlada.
Existem dois tipos de incineração de lixo: os incineradores estáticos ou de batelada, e os incineradores dinâmicos ou contínuos.
* Incineradores estáticos ou de batelada:
Caracterizam-se pelo seu funcionamento intermitente. Em geral são de fácil operação e tecnologia extremamente simples. Por esta razão são maisrecomendados para pequenos estabelecimentos onde a produção de lixo é limitada.
A sua metodologia consiste basicamente em dispor os residuos diretamente na câmara de combustão processando-se a queima com o uso de combustíveis líquidos ou gasosos.
O processo envolve quatro estágios:
Alimentação do forno;
Combustão dos residuos;
Refrigeramento e tratamento dos gases e produtos de combustão;
Emissão dosgases e escórias.
*
* Incineradores dinâmicos ou contínuos
Este tipo de incineradores característicos pelo seu funcionamento direto, em geral são mais complexos e existe uma serie de equipamentos auxiliares não necessários nos incineradores de batelada.
A sua capacidade é bastante grande, os modelos mais recentes podem incinerar ate 3000t/dia.
Este processo envolve seis estágios:Alimentação do forno
Secagem do lixo
Combustão dos residuos
Refrigeramento dos gases e outros produtos de combustão
Filtragem e tratamento dos gases de combustão
Emissão dos gases e escórias.
*
* Vantagens
a) O volume do peso do residuo é reduzido para uma fração de seu tamanho original;
b) A redução do residuo é imediata;
c) O residuo pode ser incinerado no local da sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Incineração
  • Incineração
  • Incineração
  • INCINERACAO
  • INCINERAÇÃO
  • incineração e co-incineração
  • INCINERAÇÃO DE LIXO
  • Incineração de Resíduos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!