Incineração

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
Curso Segurança do Trabalho
Prof.: Uéverton


Incineração
É a queima do lixo em fornos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Depois da queima, restaum material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado.
Com a incineração é possível uma redução do volume inicial de resíduos até cerca de 90% através da combustão,a temperaturas que se elevam a mais de 900°C. Por isso tem vindo a ser implementado em zonas de grande produção de lixo. No entanto, certos resíduos liberam gases tóxicos aos serem queimados. Nesses casos, paraevitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais – o que torna o processo mais caro.
Trata-se de um sistema útil na eliminação de resíduos combustíveis, não tendovantagens para outros materiais como, por exemplo,vidros e metais Plásticos. Devido ao seu elevado teor em água, a matéria orgânica (que constitui cerca de 36% dos RSU) possui um baixo poder calorífico ecomo tal não é interessante incinerar sob o ponto de vista energético. Deste processo resultam como produtos finais a energia térmica (que é transformada em energia eléctrica ou vapor), águasresiduais, gases, cinzas eescórias. Os gases resultantes da incineração têm de sofrer um tratamento posterior, uma vez que são compostos por substâncias consideradas tóxicas(chumbo, cádmio, mercúrio, crómio, arsénio, cobalto e outros metais pesados, ácido clorídrico, óxidos de azoto e dióxido de enxofre, dioxinas efuranos, clorobenzenos, clorofenóis e PCBs).
Um incinerador gera também emissões de dióxido decarbono, agente causador do efeito estufa. Como parte do processo, fazem-se necessários equipamentos de limpeza de gases, tais como precipitadores ciclônicos de partículas, precipitadoreseletrostáticos e lavadores de gases.

Processo
Nesta tecnologia ocorre a decomposição térmica via oxidação à alta temperatura da parcela orgânica dos resíduos, transformando-a em uma fase gasosa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Incineração
  • Incineração
  • Incineração
  • Incineração
  • INCINERACAO
  • INCINERAÇÃO
  • incineração e co-incineração
  • INCINERAÇÃO DE LIXO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!