Incidência de infecções do trato urinário (itu) relacionadas ao cateterismo vesical em pacientes admitidos no pronto socorro do hospital municipal alexandre zaio

288 palavras 2 páginas
Incidência de Infecções do Trato Urinário (ITU) relacionadas ao cateterismo vesical em pacientes admitidos no Pronto Socorro do Hospital Municipal Alexandre Zaio
Justificativa: O cateterismo vesical é um dos procedimentos invasivos mais freqüentes no setor do Pronto Socorro e é apontado como o principal fator de risco para o desenvolvimento de Infecção do Trato urinário nasocomial.
Objetivo: Mensurar a freqüência de cateterização vesical realizada e a incidência de infecção do trato urinário em pacientes submetidos ao cateterismo vesical de demora.
Tipo de estudo: Estudo Descritivo longitudinal em pacientes admitidos no Pronto Socorro e submetidos ao caterismo vesical de demora.
Local: Será realizado no Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio – São Paulo.
Participantes: Pacientes admitidos no Pronto Socorro no período de janeiro à junho de 2010, com idade igual ou superior à 16 anos, submetidos a cateterismo vesical de demora (duração superior a 24 horas e inferior a 30 dias). Critérios de exclusão: Pacientes com patologia urológica, com cateterismo prévio e portador de ITU.
Intervenção: Realização de técnica asséptica na passagem do cateter. Colhido amostra de urina antes do procedimento e após a retirada do cateter vesical.
Mensuração: Através das seguintes variáveis: sexo, idade, data de internação, tempo de internação, duração e indicação da passagem do cateter, resultado de exame laboratorial de urina colhido anteriormente, patologia do momento da admissão no Pronto Socorro, antibiótico utilizado no tratamento.
Análises: Realizada por teste Qui-Quadrado (χ2) e o teste t de Student, para analisar as variáveis qualitativas e quantitativas, respectivamente.
Impactos esperados: Protocolo para passagem de cateter vesical de demora visando a real necessidade, diminuindo o risco de infecção do trato urinário, bem como o período de internação para o possível tratamento de antibioticoterapia relacionado à morbidade

Relacionados