incidência radiológica

Páginas: 7 (1742 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA














INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS












CURITIBA – PARANÁ
27/03/2014









INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS





Trabalho apresentado à disciplina de Incidências Radiológicas, sob orientação da Prof° Adriana Ciarlo, para o 3°período do CST em Radiologia.CURITIBA – PARANÁ
27/03/2014
EXAMES RADIOLÓGICOS DURANTE A GESTAÇÃO

Durante a gestação existem muitas dúvidas da paciente em relação aos exames, e neste momento o técnico/tecnólogo deve saber esclarecer as dúvidas da paciente e de sua família, sobre os possíveis riscos e mitos que cercam os exames que emitem radiação.
No exercício da odontologia, o exame de imagem, com finalidadediagnóstica, mais praticado corresponde às radiografias intrabucais que são realizadas através de uma pequena exposição a feixes de radiação X.
A radiação X é um tipo de , que tem como propriedade a capacidade de alterar características físico-químicas das moléculas de um determinado tecido biológico. As células com alta taxa de proliferação e pouco diferenciadas são mais radiossensíveis. Portanto, ascélulas humanas mais radiossensíveis são as células da epiderme, os eritroblastos, as células da medula óssea e as células imaturas dos espermatozoides.
Para a gestante, os efeitos biológicos são idênticos aos sofridos por uma mulher que não esteja grávida. Por outro lado, os efeitos biológicos decorrentes da exposição à radiação ionizante pelo feto podem ser divididos em quatro categorias:
1-     Óbito intra-uterino
2-      Malformações
3-      Distúrbios do crescimento e desenvolvimento
4-      Efeitos mutagênicos e carcinogênicos
A ocorrência desses efeitos depende da dose de radiação absorvida e da idade gestacional. O embrião é mais sensível aos efeitos da radiação ionizante nas duas primeiras semanas de gestação. Durante este período, o embrião exposto à radiação permanecerá intactoou será reabsorvido ou abortado. Considera-se risco de morte fetal neste período quando a exposição por superior a 10 rad (100 mGy).
É importante lembrar, no entanto, que é muito difícil que em exames diagnósticos de rotina, mesmo quando realizados com campo de irradiação direto sobre o útero, o feto seja exposto a essas doses de radiação. Após a 32ª semana de gestação não há riscos significativosao feto, excetuando-se um possível aumento do risco de desenvolver uma neoplasia maligna durante a infância ou a maturidade.
Exames de RX de crânio, tórax, coluna cervical, torácica e de extremidades expõem o feto a uma radiação mínima, virtualmente nula ou não mensurável. Todavia, alguns cuidados podem e devem ser tomados em pacientes grávidas, tais como usar protetores de chumbo sobre oabdome, colimar o feixe de raios X para a área de interesse e utilizar equipamentos permanentemente calibrados e aferidos.
Diante disso, a indicação de exames radiológicos deve considerar os aspectos bioéticos, ou seja, os reais benefícios obtidos pela gestante. Priorizando, métodos diagnósticos inócuos ao feto, como a Ultrassonografia e Ressonância Magnética, que não utilizam radiação ionizante; ouaté mesmo a utilização de radiografias digitais, que segundo algumas evidências científicas reduziriam a quantidade de radiação ionizante absorvida pela paciente. Além disso, deve ser levada em conta a idade gestacional e a condição física e econômica da paciente para que finalmente possa ser definido o tipo de exame que deve ser indicado.











EXAMES RADIOLÓGICOS EMPOLITRAUMATIZADOS

A avaliação rápida e precisa de uma vítima de trauma são de suma importância para que medidas sejam aplicadas adequadamente ao suporte de vida. Desta maneira, o tempo e uma abordagem sistematizada são indispensáveis para que este processo ocorra. As etapas desta sistematização são divididas em:
1. Preparação
2. Triagem
3. Exame primário (ABC da vida);
4. Reanimação
5. Medidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INCIDENCIAS RADIOLOGICAS
  • Incidências radiológicas
  • incidencias radiológicas
  • Incidências radiológicas do esqueleto apendicular
  • 48904420 INCIDENCIAS RADIOLOGICAS
  • Incidencia radiológicas de Ombro
  • APOSTILA DE INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS
  •  Incidências Radiológicas do Úmero e Cintura Escapular.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!