Incidência fiscal

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2014
Incidência Fiscal

Objetivo: Provar que quem paga a maior parte do imposto é o mais inelástico.

Importância: Fundamental para que se entenda os efeitos sob um bem ou serviço para o mercadodeste, não só ao consumidor (parte de mandante) e vendedor (parte ofertante).

Qualquer ônus tributário imposto sob um determinado bem, afetará diretamente seu mercado, mas não há uma identidade definidasob quem de fato colhe e paga o tributo, pois ambas as partes (demandante e ofertante) recebem o impacto.

Para analisar melhor, suponhamos que foi imposto um ônus tributário de 5 reais a cada DVDcomercializado. Com isso o consumidor pagará 5 reais a mais do preço ofertado. Esse valor de diferença é chamado de cunha fiscal. Com essa alteração, para um novo equilíbrio compradores pagarão mais eos vendedores receberão menos pelo bem. Pela alta do preço, outro impacto imediato é a redução do mercado pois ambas as partes tendem a se desinteressar pelo mercado de DVDs. Assim a quantidadecomercializada reduzirá assim.

Ao preço Ppc, pago por cada DVD a quantidade demanda será q1, já ao preço Prv, recebido pelo vendedor a quantidade ofertada será também q1. Na verdade Ppc e Prv são oúnico par de preços que distam entre si R$ 5,00 e que tem a quantidade demandada e ofertada igual. No gráfico abaixo é possível ver claramente que o tributo reduziu a quantidade de equilíbrio de q0 paraq1. Ao introduzir a cunha fiscal no valor de 5 reais, os compradores pagam mais e os vendedores recebem menos, independente de quem faz o recolhimento para o fisco. Assim ambas as partes dividem o ônustributário.

Estabelecida essa divisão resta saber qual parte pagará mais e para isso torna-se imprescindível uma análise das elasticidades da demanda e da oferta. Hora de provar que quem pagará amaior parte do ônus tributário será a parte mais inelástica.

Quanto mais elástica a demanda por um bem de acordo com o preço, mais impactada ela será por um aumento do mesmo, pois os consumidores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Incidencia fiscal e os objectivos da sua incidencia em angola
  • INCIDENCIAS
  • INCIDÊNCIAS
  • Incidencias
  • Incidências
  • incidencias
  • Fiscal
  • fiscal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!