INCIDÊNCIA DA LER/DORT EM TRABALHADORES DE TECELAGEM NO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA-CE.

711 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO A sigla LER significa lesões por esforços repetitivos, sendo também denominada como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - DORT. São doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo - esquelético que atingem várias categorias profissionais. Geralmente são causadas por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento da LER DORT.
A fisioterapia avalia, previne e trata distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho, realizando o estudo ergonômico do trabalho, profere palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais, realiza avaliação postural dos trabalhadores ,análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho e desenvolve programas de ginástica laboral.
O fisioterapeuta deve também no tratamento, ensiná-lo a relaxar, ir direcionando-o a tomar consciência de seu corpo. Orientá-lo a “escutar” os sintomas que lhe dizem o limite de seu corpo e a postura errada. Partindo dessa tese o paciente consegue melhorar seu desempenho pessoal, minimizar tensões musculares, tirar a atenção da dor e principalmente perceber suas limitações (PEROSSI, 2001).
As LER/DORT’s, além dos transtornos psíquicos, são hoje as principais causas de afastamento no trabalho e de aposentadorias precoce. Além das despesas previdenciárias e do custo organizacional, os trabalhadores enfrentam um intenso sofrimento, estresse e insatisfação com o trabalho.
A cidade de Jaguaruana é considerada um grande polo industrial das redes de dormir. Sua fabricação em larga escala faz com que um grande contingente de pessoas trabalhem em fabricas de tecelagem onde operam maquinários com movimento repetitivos, com a maior parte do dia de pé.
Objetivo
Esse estudo teve como objetivo avaliar a incidência da ler/dort em trabalhadores no município

Relacionados