incentivo a leitura na escola

Páginas: 12 (2952 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

maria verônica ferreira de lima







INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA 












Introdução
Foi constituída em 09 de Agosto de 1979,por 76 agricultores e em parceria com o SEBRAE,DENACOOP, EMBRAPA/MAPA, COOPAVEL/PR, SENAR/FAEAL, BANCO DO BRASIL, BANCO DO NORDESTE, FACOMPI - UNAE, Sindicatos e Prefeituras da região de atuação, realizou em 27/04/1993, um diagnóstico para sua reestruturação, objetivando o desenvolvimento econômico das atividades da região.
Em 30.03.1995 assinou junto ao Banco do Nordeste do Brasil uma Cédula Rural Pignoratícia no valor de R$ 1. 012.241, 00 (Ummilhão doze mil  e duzentos e quarenta e um reais) destinados a construção de empreendimentos nos imóveis de propriedade dos cooperados, entre estes,  cisternas.
Desde 1997, vem desenvolvendo um Programa de  Intercooperação com a COOPAVEL/PR, o qual  já beneficiou diretamente 516 jovens, 220 mulheres, 180 produtores e 82 técnicos e parceiros, além de várias associações, assentamentos e entidadesparceiras, sendo a única no Brasil que tem 15 anos de duração, assim, lhe conferiu  em 2004,  através da OCB- e da Revista Globo Rural o  premio de melhor Intercooperação do BRASIL e,  em 2011, pela Fundação Banco do Brasil, UNESCO, PETOBRÁS e Ministério da Ciência e Tecnologias, o  Programa  "Sombra e Água Viva", voltado para recuperação de nascentes,  onde, só em Palmeira dos Índios,  já recuperou,aproximadamente 56, também foi premiado como a melhor tecnologia social. Portanto, são 33 anos de atuação no estado de Alagoas, proporcionando o fortalecimento do Cooperativismo e da  Agricultura Familiar, visando desta forma melhorias na qualidade de vida de seus cooperados bem como da população em geral.
No contexto do capitalismo a politica social baseava-se na manutenção da ordem social,tendo como função reintegrar os indivíduos (desviados sociais) a sociedade. A desmistificação da função ideológica referente as politicas sociais ocorre na medida em que se introduz essa problemática no contexto geral da economia e do estado capitalista. É fundamental considerar a evolução das politicas sociais e como se mudam as categorias que denominam a clientela na tentativa de melhorsignifica-las. A politica se refere aos processos sociais pelos quais as pessoas ganham, usam e perdem poder, representando um importante papel em quase todas as relações humanas. As politicas sociais são alternativas governamentais, compostas por planos, projetos e programas de intervenção para cada área e/ou campo, como educação, saúde, assistência, lazer, etc. as politicas sociais se referem a açõesimplementadas pelo estado com enfoque na proteção social visado a diminuição das desigualdades recorrentes do capitalismo. Segundo santos (1987, p.89) “um marco da politica social se respalda nos períodos em que se podem observar efetivos progressos na legislação social, os quais coincidem com governos ditadores”. Ainda nessa linha de raciocínio, a politica social foi caracterizada pelas açõesfragmentadas, decisões. No nível federal ausente da efetiva participação das pessoas, principalmente relacionados a compensar carência e oferecer legitimidade a grupos no poder.
As politicas sociais sugiram como forma de amenização e ate mesmo de enfretamento, da situação de precariedade de direitos humanos, existentes em governos autorais. O que são politicas sociais? São açõesGovernamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. Quais são as Políticas Sociais? 
São as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola: incentivo à leitura
  • Incentivo a Leitura
  • Incentivo a leitura
  • Incentivo à leitura
  • INCENTIVO DA LEITURA
  • Incentivo à leitura
  • Incentivo à leitura
  • Incentivo a leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!