incendios florestais

Páginas: 8 (1893 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Incêndios florestais
1.1 Causas
Não deve ser utilizada a classe desconhecida, pois induz a inclusão de outras classes de incêndios nesta categoria.
De uma região para outra ocorrem inúmeras alterações, havendo a necessidade de observar as características de cada região para um planejamento. No Brasil, não existem estatística de longo prazo, apenas resultados recentes como os obtidos porSOARES em l983, onde os incendiários, queimas para limpeza e fogos para recreação são os casos com maior porcentagem de ocorrência, respectivamente 33,88% , 32.24% e l2.57%. Porém, existem casos rescritos como os da reflorestadora Sacramento-Resa de Minas Gerais, onde os raios em um período de 6 anos representaram 14% dos incêndios ocorridos.
1.2 Locais de Ocorrência
A definição das áreas de maiorocorrência de incêndios florestais, dependem prioritariamente de informações dos locais de onde ocorre os incêndios, estes dados podem ser estaduais ou municipais. Recentemente a EMBRAPA, fornece pela INTERNET informações sobre incêndios em estados ou regiões.
As empresas florestais que possuem estatísticas de ocorrência de incêndios dentro de suas áreas, podem definir claramente onde ocorrem amaior incidência de incêndios e desta forma traçar planos de prevenção mais adequados.
1.3 Área de Ocorrência
A distribuição dos incêndios através dos meses do ano é uma informação importante no planejamento da prevenção, pois indica as épocas de maior ocorrência de fogo, que varia significativamente de uma região para outra. Dependenddo principalmente do clima, caracterizado pela frequência edistribuição das chuvas, e seu efeito sobre a vegetação. Por exemplo na região de Telêmaco Borba onde está localizada a Klabin Florestal 80% dos incêndios ocorrem nos meses de julho a dezembro.
1.4 Extensão da Área Queimada e Tipo de Vegetação Atingida
A extensão da área atingida por um incêndio é útil para uma avaliação da eficiência do combate utilizado. O tipo de vegetação, possibilitaidentificar as espécies florestais ou tipos de vegetação mais sucetíveis à ação do foco em determinada região.
2. Princípios e Métodos Usados na Prevenção de Incêndios
A prevenção é considerada a função mais importante do combate de incêndios, e para ser efetiva precisa ser praticada constantemente. Seu objetivo é impedir a ocorrência de incêndios que tem causa de natureza humana, e impedir a propagaçãode incêndios que não podem ser evitados. Os instrumentos mais utilizados na prevenção são: Educação da população; aplicação da legislação; eliminação ou redução das fontes de propagação do fogo.
2.1 Educação da população
Deve ser aplicada a todos os grupos de idade da população, tanto em zonas urbanas como nas rurais. Sendo que para esse problema particular é necessário preparar o melhor métodoou combinação de métodos para a prevenção de incêndios. Para iniciar um programa para educação da população, deve ser conhecida de forma detalhada as causas dos incêndios.
Os instrumentos para organizar uma campanha de educação pública são: impresa; rádio; anúncios; filmes; cartilhas; contatos pessoais.
Um detalhe importante é a concientização das novas gerações, que futuramente irão influir nosfatores que originam incêndios. Esta concientização de ser feita através de campanhas educacionais, devendo variar deacordo com a região e os problemas que os incêndios representam em cada local.
Outra oportunidade de concientização são as festas comemorativas (semana da árvore, semana do meio ambiente, etc.), exposições agropecuárias e outras para implementar as campanhas educativas deprevenção de incêndios. Além disso, podem ser utilizadas placas de alerta com anúncios como: “O fogo apaga a vida”, “Conserve a natureza”e outros, ao longo de estradas que cortam áreas florestais, representando uma concientização permanente sobre os riscos dos incêndios florestais.
Outro método de prevenção é o contato pessoal, que pode ser feito com reuniões ou em contato com os proprietários,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INCENDIO FLORESTAL
  • Incêndio florestal
  • Incêndios florestais
  • Engenharia florestal-Incêndios florestais
  • Incendios florestais
  • Incendios florestais
  • Incêndios Florestais
  • Incêndios Florestais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!