Incas maias e estecas

907 palavras 4 páginas
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL FREDERICO GUILHERME SCHMIDT
ESCOLA TÉCNICA INDUSTRIAL
Rua Bento Gonçalves, 1171 – Telefone: 3592.1795 – Fax Ramal 32 CEP: 93010-220 – São Leopoldo – RS – e-mail: fgschmidt@sinos.net

INCAS, MAIAS E ASTECAS
IGOR ÁVILA
22M1

São Leopoldo, 13 de abril de 2014
1 - Como era a organização desses povos? Maia; A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
Astecas; A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

2- Explique a religiosidade desses povos; Os maias viveram em um universo mágico, governado por uma multidão de deuses. Os mais importantes eram: o Sol, a Lua e Itzamná, o dragão celeste venerado pelos sacerdotes e pelos nobres. No entanto, o povo preferia os deuses mais próximos de sua vida cotidiana.
Os maias

Relacionados