Incêndio em residência unifamiliar

Páginas: 12 (2881 palavras) Publicado: 12 de junho de 2011
CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO

INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

ORIGEM: Grupo de trabalho do 3º GI

SUMÁRIO:

1- Introdução
Materiais necessários(equipamentos)
Residência unifamiliar
Características construtivas das residências
2- Deslocamento para Incêndio em Residência Familiar
3- Posicionamento no local esinalização
4- Isolar o local
5- Exploração, análise da situação
6- Salvamento de vítimas
7- Combate ao incêndio
8- Ventilação
9- Proteção de salvados e rescaldo
10- Inspeção final
11-Problemas que podem surgir
12- Conferência de materiais
13- Bibliografia
14- Quadro das características das linhas de ataque

1-INTRODUÇÃO
Este POP fixa conceitos e procedimentos padrões aplicáveis no atendimento emergencial de incêndios em residências unifamiliares.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Viatura básica de intervenção operacional (AB, ou outras), com os materiais básicos de entrada forçada (malho, alavanca, machado, picareta, corta frio, etc), primeiros socorros (ambu, gases, faixas, talas, sorofisiológico, esparadrapo, etc); combate (mangueiras, esguichos, acessórios hidráulicos, EPI, EPR, etc); proteção de salvados (vassoura, rodos, lona, etc) e rescaldo (pá, gadanho, enxada, enxadões, etc).

RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
Considera-se a edificação ocupada por uma única família.

CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS DAS RESIDÊNCIAS
O material de construção das residências égeralmente de concreto e alvenaria, não se descartando algumas que são de madeira, porém em proporção muito menor.
A altura média das residências é de um pavimento térreo (3m) ou dois pavimentos (sobrados 6m), que são os tipos mais comuns. Existem casas de até 03 ou mais pavimentos (acima de 9m), as quais são exceções para nossos padrões construtivos;
A carga de incêndio de umaresidência é baixa e baseia-se em móveis de madeira, cortinas e tapetes, podendo variar em razão do revestimento do piso e das paredes; e
Com base na legislação de segurança contra incêndio, este tipo de edificação não requer exigências de sistemas de detecção ou combate a incêndios.

2. DESLOCAMENTO
No deslocamento, o motorista e o comandante da guarnição são os principaisresponsáveis pela segurança da guarnição. De nada adiantará se acontecer um acidente pois o socorro não chegará. É muito mais útil, que o motorista conheça a sua área e os principais itinerários e que a guarnição tenha desenvoltura suficiente para atuar com eficiência e sem perda de tempo. Refletir a caminho da ocorrência sobre a situação provável com que poderá se deparar de acordo com a naturezatransmitida e solicite outras informações ao COBOM.

3. POSICIONAMENTO DA VIATURA E SINALIZAÇÃO
No local, levando-se em consideração o maior risco de uma residência sinistrada, (explosão de GLP, incêndio total) devemos parar a viatura no mínimo a 15 metros de distância do local, preferencialmente do mesmo lado da rua do sinistro.
A sinalização deve ter como referencial avelocidade desenvolvida pelos veículos naquela via, sendo certo que quanto maior for a velocidade, maior será a distância de sinalização
Passe no menor tempo possível informações à primeira vista, referindo-se principalmente ao volume de fogo, à possibilidade de vítimas e a necessidade de apoio.
Tal medida deve ser tomada com objetivo de proteger a equipe que estiver exercendotrabalho de montagem do equipamento a ser utilizado e também a Vtr.
Utilizamos os seguintes materiais para sinalizar o local:
- Lanternas; pisca alerta (da vtr), cones, fitas zebradas em amarelo e preto, cabos de isolamento, etc.
- Se houver necessidade, acionar Vtr de trânsito e policiamento para o local, pois normalmente ocorrem problemas com o fluxo de veículos e com populares,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residencia Unifamiliar
  • Residencia Unifamiliar
  • Residencia unifamiliar
  • Especificações técnicas de uma residencia unifamiliar
  • Memorial Justificativo
  • Projeto Elétrico
  • MEMORIAL DESCRITIVO DE UMA RESIDENCIA UNIFAMILIAR
  • Projeto de Residencia unifamiliar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!