InBrief18 Sexualidade

4212 palavras 17 páginas
GÊNERO

BOLETIM

B R I D G E



E

DESENVOLVIMENTO

INBRIEF

N O. 1 8

J A N E I R O

D E

2 0 0 7

Sexualidade
N E S TA E D I Ç A O :

• Gênero, sexualidade e direitos sexuais: uma visão geral

• Iniciativa Poder das Garotas na Nigéria

• Dois gêneros são suficientes?
O Museu da Travesti no Peru

A sexualidade pode trazer sofrimentos como violência sexual,
HIV/Aids, mortalidade materna, mutilação genital feminina ou marginalização daquelas pessoas que violam as regras, tais como homens que não são machos, mulheres solteiras, viúvas que se casam de novo, trabalhadores e trabalhadoras do sexo, pessoas com sexualidades orientadas para o mesmo sexo e pessoas trans.
A sexualidade também pode trazer alegria, afirmação, intimidade e bem-estar. Como tornar possível mais alegria e menos sofrimento?
Este In Brief (Em Resumo), busca inspirar uma reflexão sobre esta questão oferecendo: uma visão geral do debate e recomendações sobre gênero, sexualidade e direitos sexuais; um artigo sobre o programa de educação em sexualidade da Iniciativa Poder das
Garotas na Nigéria, e um tópico sobre o Museu da Travesti, que promove os direitos das pessoas trans no Peru.

Gênero, sexualidade e direitos sexuais: uma visão geral
SUSIE JOLLY, BRIDGE, e PINAR ILKKARACAN, Mulheres pelos Direitos Humanos da Mulher

T

ODOS…ME AVISARAM…que os homens iam me assediar com grande prazer. Assim, o ônus de preservar a moralidade dos homens recaía sobre mim. Os professores eram mais engraçados. Nos mostravam filmes assustadores de infecções sexualmente transmissíveis, com vaginas escancaradas, infestadas de feridas, que pareciam terrivelmente diferentes de tudo que conhecia. Não diziam como essa “transformação” tinha acontecido.
A mensagem implícita era virgindade, virgindade, virgindade; não para mim, mas para o marido que me amaria para sempre e para meus pais – entenda-se, meu pai –, que tanto dinheiro ganharia de meu noivo mítico.
Everjoice Win, 2004:.13

Por que o gênero e a sexualidade são

Relacionados