Inais eletromiográficos emg

820 palavras 4 páginas
O artigo apresentou uma ferramenta desenvolvida capaz de decompor sinais eletromiográficos (EMG) nomeado como EMG DecompositionBR. O principal objetivo da interface é extrair e visualizar potenciais de ação das unidades motoras obtido dos sinais EMG durante uma contração muscular. Os resultados dessa ferramenta possuem aplicação no estudo da conduta do sistema nervoso central e no diagnóstico de disfunções neuromusculares. Para a implementação dessa técnica, recentes e radicionais técnicas de processamento de sinais digitais para filtragem, detecção e agrupamento de sinais são aplicados.
Eletromiografia é o estudo da função muscular baseada na análise de sinais eletromiográficos (EMG), que são atividades elétricas geradas por músculos durante contrações voluntária, involuntária ou estimulada. Ela pode ser usada como instrumento cinesiológico, para identificação de traumatismos e para descrever o papel de diversos músculos em atividades específicas. Em primeiro lugar, o músculo é formado por unidades básicas denominadas unidades motoras. Essas unidades são compostas por fibras associadas a um neurônio motor. Quando estimuladas por impulsos nervosos as unidades motoras são ativadas gerando o potencial de ação das unidades motoras (PAUMs), derivado do termo em inglês, motor unit action potentials (MUAPs). Assim sendo, o sinal EMG pode ser definido por EMG é o resultado da somatória da série de potenciais de ação da unidade motora somado ao sinal elétrico obtido através da contração muscular pelo tempo.
De uma perspectiva prática, a extração de informação de simples unidades motoras (por exemplo, taxa de estímulo, forma do potencial de ação das unidades motoras (PAUMs), e número de unidades motoras ativas) é de grande importância em aplicações clínicas. Por exemplo, disfunções neuromusculares podem ser diagnosticadas por meio dessa análise.
O principal objetivo para decompor sinais EMG é a definição do número de unidades motoras ativas durante uma contração muscular

Relacionados