In: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva. 2008 p. 61 - 115.

1638 palavras 7 páginas
LEITURA ORIENTADA

In: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva. 2008 p. 61 - 115.

O movimento moderno surgiu a partir de artistas e intelectuais brasileiros que aos poucos desenvolveram novas artes, ideias e arquiteturas. Logo no inicio do século XX ainda não se tinha repercussão, sendo assim Oswald de Andrade empenhou-se na divulgação dessa nova arte, a partir de poesias e pinturas que retratavam aquilo que é nacional.
O moderno se tornou algo revolucionário e nacionalista ao mesmo tempo. Lasar Segall e Anita Malfati, em suas primeiras exposições, criaram polêmicas. Mas com o apoio de jovens paulistas, intelectuais e artistas insatisfeitos - Vitor Brecheret, Di Cavalcant, Graça Aranha e Menotti del Picchia - nasceu o núcleo de futuros organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.
A Semana de Arte Moderna marcou a introdução do Modernismo no Brasil, não do ponto de vista arquitetônico, mas no revelar de uma nova arte que era contra os valores pré-estabelecidos pela sociedade. Porem não havia as possíveis definições, os artistas estavam certos de sua revolta contra as ordens estabelecidas, mas tinham certa incerteza quanto ao desenvolvimento das novas soluções, ainda não se tinha um caráter diplomático.
Buscavam-se um caráter nacionalista, o qual foi introduzido por Gregori Warchavchik, o qual nasceu na Rússia, estudou na Itália e residia no Brasil, ou seja, não havia se restrições a maior preocupação encontrava-se na verdade e simplicidade dos materiais junto à rejeição daquilo que era supérfluo. Durante alguns anos, Warchavchik desenvolvia essa nova arte apenas com algumas publicações no jornal II Piccolo e no Correio da Manhã acerca do futurismo.
Mais tarde, em meados de 1927, construiu sua primeira obra - sua própria casa na Vila Mariana - sem utilização de ornamentos e com formas geométricas simples. Warchavchik enfrentou inúmeras dificuldades, para que fosse possível a concretização de seu projeto, ele

Relacionados