Inôcencia - visconde de taunay

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Nome do autor e obra lida :
Inocência – Visconde de Taunay.

Perfil do autor:
Visconde de Taunay (Alfred d’Escragnolle Taunay), engenheiro militar, professor, político, historiador, sociólogo, romancista e memorialista, nasceu e morreu no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Fez carreira militar e ingressou no curso de Engenharia militar, mas teve deinterromper para participar da Guerra do Paraguai. Foi promovido a cargos intimamente ligados à realeza, mas foi definitivamente reconhecido quando recebeu a “missão” de escrever o Diário do Exército (relato oficial dos militares). Seu primeiro livro, Cenas da vida brasileira, surge de sua experiencia na Retirada da Laguna. Esse relato historiográfico trazia os fatos do episódio e as emoções de umnarrador-participante.

Ao retornar da guerra, publicou seu primeiro romance, A mocidade de Trajano (1870). O livro vai mais além dos moldes românticos da época: há também a preocupação política, principalmente com o problema da escravidão, já que a participação dos negros na guerra foi decisiva na derrota dos paraguaios. Sua obra-prima, Inocência, consolida a maior fase de sua carreira como escritor.Com uma vasta experiência de guerra e sertão, reproduziu com precisão o cenário sertanejo, com seus tipos humanos e normas rígidas de comportamento social e familiar, equilibrando ficção e realidade, valores da realidade bruta do sertão e românticos, linguagem culta e regional.

Principais obras:

Romances-

A mocidade de Trajano (1870); Inocência (1872); Lágrimas do coração, o manuscritode uma mulher (1873); Ouro sobre azul (1875); O encilhamento (1894); No declínio (1899).

Contos-

Histórias brasileiras (1874); Narrativas militares (1878); Ao entardecer (1900) – Obra póstuma.

Análise pessoal do título:

O título retoma o nome da personagem principal de tal romance, que acaba por morrer de tristeza no final da obra.

Descrição de dois personagens (física epsicológica), retirando entrechos para justificar:

Inocência – Personagem principal, moça de 18 anos, tinha cabelos longos e pretos, nariz fino, olhos matadores, beleza deslumbrante e incomparável, faces mimosas, cílios sedosos, boca pequena e queixo admiravelmente torneado. Enfim, era uma jovem de beleza deslumbrante e incomparável. Simples, humilde, meiga, carinhosa, indefesa e eternamente apaixonada.“Apesar de bastante descorada e um tanto magra, era Inocência de beleza deslumbrante. Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno que, a custo, parecia coar por entre cílios sedosos e franjar-lhe as pálpebras, e compridos a ponto de projetarem sombras nas mimosas faces. Era o nariz fino, um bocadinho arqueado; a boca pequena, e o queixoadmiravelmente torneado.”

Tico – O anão guardião de Inocência. Mudo, raquítico, esperto e fez por um momento, o papel de fofoqueiro.

“... um anão muito entanguido, embora perfeitamente proporcionado em todos os seus membros. Tinha o rosto sulcado de rugas, como se já fora entrado em anos; mas os olhinhos vivos e a negrejante guedelha mostravam idade pouco adiantada. Suas perninhas um tantoarqueadas terminavam em pés largos e chatos que, sem grave desarranjo na conformação, poderiam pertencer a qualquer palmípede.”

“... essa criaturinha de Cristo ouve perfeitamente tudo quanto se lhe diz e logo compreende. Não pode falar... isto é, sempre pode dizer uma palavra ou outra, mas muito a custo e quase a estourar de raiva e canseira.”

Temática da obra: (entrechos para justificar.)Tema Central : O tema central é o amor proibido. Inocência ama Cirino, mas já havia sido destinada pelo seu pai a outro homem, Manecão.
“- Não pode tardar... por estes dois ou três dias quando muito... Vem de Uberaba e sem dúvida por lá arranjou todos os papéis... Dei a certidão do meu casamento... a do batismo da pequena... e adiantei o dinheiro para as despesas... bem que ele refugasse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inocência
  • O nacionalismo presente no romance sertanejo “inocência”, de visconde de taunay
  • Visconde de taunay
  • Visconde de taunay
  • visconde de taunay
  • Biografia Visconde de taunay
  • Biografia de Visconde Taunay
  • Inocência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!