Início da vida

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
UNVIERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Centro de Ciências da Saúde
Odontologia – Segundo Período Noturno
Hugo Angelo Gomes de Oliveira
Lucas Santos Alves da Silva
Wagner Augusto Soares da Silva
Fernando Meneses Rodrigues Sotero Caio
Pedro Henrique do Nascimento Silva
INÍCIO DA VIDA
FERTILIZAÇÃO IN VITRO
RECIFE
2014
UNVIERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Centro de Ciências da SaúdeOdontologia – Segundo Período Noturno
INÍCIO DA VIDA
FERTILIZAÇÃO IN VITRO
O objetivo do trabalho é a discussão a cerca do início da vida levando-se em consideração as principais vertentes afim de estabelecer parâmetros, sempre guiando-se pela Constituição. A partir desta discussão sobre o estabelecimento do início da vida, pretendemos abordar os aspectos biéticos e legais da fertilização invitro. Através deste, obter a primeira nota da disciplina de Bioética.
RECIFE
2014
Há um bom tempo a sociedade procura respostas para alguns questionamentos, um deles é a origem da vida. Mesmo com todo o avanço científico não teve respostas concretas sobre a que ponto parte o começo da vida. Segundo o artigo 2° do Código Civil que dita que a personalidade civil de uma pessoa começa com onascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro (pessoa por nascer, já concebida no útero materno). A linha de pensamento defendida pelo Código Civil deixa claro que o início da vida se dá a partir da fecundação, mesmo que não tenha ocorrido a nidação. Sendo assim, é gerada diversas discussões a cerca de manipulações de embriões, fertilizações in vitro, pesquisas comcélulas troncos embrionárias e o aborto.
A outra vertente que considera que a vida começa a partir da fixação do óvulo no útero, este processo se dá entre o sétimo e décimo dia de gestação quando o embrião se aloja nas paredes do endométrio quando vai se desenvolver nos próximos nove meses seguintes, neste caso, a pílula do dia seguinte não teria nenhum efeito, pois ela não consegue impedir odesenvolvimento do embrião após a implantação na parede uterina, sendo assim, não teria efeito abortivo.
Outra linha de pensamento defende o início da vida a partir da formação do sistema nervoso, ela afirma que deve-se ter um “certo respeito” para com esse “conjunto de células envoltas por uma camada pelúcida”, mas não se trataria de um ser humano, pois durante os primeiros catorze dias ainda épossível a gemelização, as células são totipotentes, não se formou ainda a “linha primitiva”, não se completou ainda a implantação e são freqüentes os abortos espontâneos; por tudo isso, não seria ainda uma pessoa humana.
Outro ponto de vista afirma que a vida começa a partir por volta do quinto mês de gestação, quando o embrião já tem todos os órgãos minimamente desenvolvidos, possibilitando queele viva fora do útero.
Fertilização in vitro
Técnica também conhecida como "bebê de proveta", a Fertilização in vitro (FIV) é um processo em que a fertilização dos gametas é feita em laboratório. Os espermatozoides, juntamente com os óvulos, são colocados numa cultura especialmente preparada e mantida em condições ideais de temperatura em ambiente que simula as trompas. Se o processo evoluirfavoravelmente, os pré-embriões são transferidos para o útero da mãe.
Não há lei que proíba este procedimento, contudo há normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo com a resolução do CFM, mulheres com mais de 50 anos não poderão se submeter a técnicas de fertilização in vitro. A entidade defende que, após essa idade, aumentam os riscos às gestantes e bebês, com maiorincidência de casos de hipertensão, diabete e partos prematuros.
Outro ponto controverso é o descarte de embriões congelados, proibido pela Lei de Biossegurança. De acordo com a legislação, apenas embriões congelados há pelo menos três anos podem ser doados para pesquisa. Além disso, a lei limitou essa doação aos embriões gerados até a data da sua promulgação, em 2005.
A fertilização in...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inicio da vida democrática egípcia
  • A música e o desenvolvimento no início da vida
  • Teorias sobre o inicio da vida
  • Teoria de inicio da vida
  • Ética inicio de vida
  • CÉLULAS-TRONCO: INÍCIO OU FIM DA VIDA?
  • O INICIO DA VIDA E SUA IMPORTANCIA NO DIREITO PENAL
  • A dignidade da vida humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!