Inércia

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
INÉRCIA
Tendência dos corpos em conservar sua velocidade vetorial. Tudo que possui matéria tem inércia. Inércia, característica própria da matéria.
Ex1. Ônibus parado no farol, velocidade do ônibus e velocidade do passageiro em relação a Terra = zero. Ônibus V= 0, passageiro V= 0 = Referencial a Terra.
Ex2. O ônibus arranca e o passageiro é jogado para trás, a tendência do passageiro é deficar parado (Inércia de repouso). Tendência de ficar parado no mesmo lugar (em relação a Terra).
Em relação a Terra o passageiro “não foi jogado para trás”, seu corpo tende a manter a velocidade nula.
V= 60 Km/h Velocidade do passageiro= 60km/h (relação a terra). Se um ônibus freia bruscamente o passageiro irá ser atirado para frente. O passageiro manifesta “Inércia Movimento” (tendo continuarrelação à terra com a mesma velocidade de 60Km/h) – Movimento retilíneo Uniforme.
Em relação a Terra o passageiro manifestou a tendência de manter a velocidade anterior à freada. Para que as tendências inerciais de um corpo sejam vencidas, é necessário a Intervenção de uma força externa.
1ª. Lei de Newton (Princípio da Inércia)
Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou demovimento. A primeira Lei de Newton afirma que a “força resultante” (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante.
2ª. Lei de Newton

A força resultante que agem um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração. A expressão matemática é:
F = m. a
No SI (Sistema Internacional) a unidade de massa é quilograma (Kg).Aceleração é o Metro por segundo ao quadrado (m/s2). Considerando que F = m . a podemos deduzir que a unidade de força:

Unidade (F) = Kg . m/s2 = Newton (N)
Definição 1 Newton: é a intensidade da força que, aplicada em uma partícula de massa igual a 1 quilograma produz na sua direção e no seu sentido uma aceleração de módulo 1 metro por segundo ao quadrado.
F= 1Na= 1m/s2
m = 1kg *Força contato.
A segunda Lei de Newton é a mais importante da mecânica e podemos utiliza-la para analisar movimentos de objetos próximos a Terra e também de corpos celestes.
3ª. Lei de Newton - *Força de Contato
Quando um corpo A exerce uma força F A B no corpo B, este exerce imediatamente uma força FBA em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.FAB = - FBA
FAB FBA
Força AB (ação) FBA (reação)
A
A

Ex. Um homem empurra um bloco A com força. F= 100 N (ação).

F = 100 Newton
Força reação do bloco sobre o homem F = 100 Newton
PRINCÍPIOS DA AÇÃO E REAÇÃO
A toda força de ação corresponde uma de reação de modo que essas forças têm sempre a mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, estando aplicadasem corpos diferentes.
Forças trocadas pela terra e pelos corpos são forças de campo – não necessitam de contato para ocorrer.

P

P

Corpo P

Corpo P

Terra
P= m . g
Exemplo
1 – Um bloco de massa 2,0 Kg é acelerado verticalmente para cima com 4,0 m/s2 em uma região em que a influência do ar é desprezível. Sabendo-se que a aceleração da gravidade tem módulo 10 m/s2. Calcule:a) Intensidade do peso do bloco
Resolução
P = m . g m= 2,0 kg e g = 10 m/s2
P = 2,0 .10
P = 20 N
2 – Na terra, um astronauta de massa M tem peso P. Supondo que na lua a aceleração da gravidade seja um sexto da verificada na Terra, calcule:
a) Qual a massa do astronauta na Lua?
A massa de um corpo independente do local, sendo a mesma em qualquer ponto do Universo. Portanto a massa doastronauta será a mesma M.
b) Qual o peso do astronauta na Lua?
O peso do astronauta na Terra. P = m g P = M . g
O peso ( P1) do astronauta na Lua será dado por:

P1 = M g’ Como g’ = 1/6 g segue que:
P’ = M . 1/6 g P’ = 1/6 M g
Exercícios resolvidos e Propostos:
2ª. Lei de Newton
1) Um corpo de massa igual a 3,0 kg está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inercia
  • Inercia
  • Inércia
  • Inercia
  • Inercia
  • Inércia
  • inercia
  • Inercia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!