Imununologia

2244 palavras 9 páginas
Respostas do questionário de Imunologia para Iª unidade.

1º Estabeleça diferenças entre a resposta imune inata e adaptativa.
Resposta imune inata
Quando um microorganismo invade o organismo, um grupo de células fagocitárias vai tentar destruí-los através da fagocitose. Estas células são um grupo de leucócitos: monócitos, macrófagos e neutrófilos. Este tipo de reconhecimento é inespecífico, pois as células fagocitam vários tipos de microorganismos e compreendem a primeira linha de defesa.
Resposta imune adaptativa
A resposta imune adaptativa é específica e conta com os linfócitos, que reconhecem especificamente o patógeno invasor. Existem vários tipos de linfócitos que são agrupados em duas categorias: linfócitos B, que produzem anticorpos que se ligam ao antígeno e os linfócitos T, que estão envolvidos na produção de linfócitos B e auxiliam na fagocitose. Existem vários tipos de interação entre os linfócitos e fagócitos.
2º Caracterize as células da resposta imune inata quanto:
a) sua linhagem: mielóide.
Monócitos, macrófagos
Células de Langerhans, células dendríticas
Megacariócitos
Granulócitos (eosinófilos, neutrófilos, basófilos)
b) suas funções imunológicas básicas: A pele serve como primeira linha de defesa, uma vez que cria uma barreira entre o interior e o mundo exterior à infecciosas. Boa higiene pessoal e limpeza e adequada ingestão de vitamina A ajudam a pele a luta contra germes e bactérias.
3º Caracterize as células da resposta imune adaptativa quanto:
a) sua linhagem: linfóide.
Linfócitos T (células T)
Linfócitos B (células B)
Células assassinas naturais (células NK)
b) suas funções imunológicas básicas: A principal função do sistema imune adaptativo é o de identificar os antígenos estranhos na presença de auto invadir e destruir os agentes patogênicos e moléculas que produzem quaisquer efeitos tóxicos.
4º O que são órgãos linfóides? Cite os 4 principais e caracterize-os quanto as suas funções.
Os órgãos linfóides são um

Relacionados