Imunulogia

1305 palavras 6 páginas
Introdução O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos como os microrganismos. Estes invasores podem ser bactérias, fungos, protozoários ou vírus ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas. As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.
As células que apresentam funções especializadas nas respostas imunes inata e adaptativa são os fagócitos, células dendríticas, linfócitos específicos para determinados antígenos e vários outros leucócitos que atuam para eliminar os antígenos.
A maioria dessas células são encontrada no sangue, as respostas aos microrganismos geralmente são encontrados nos tecidos e não refletem alterações no número total de leucócito circulantes.

Basófilos

Os basófilos são granulócitos encontrados no sangue em pequena quantidade, variando entre 0 a 1% dos leucócitos. Esta célula é grande, com núcleo volumoso, geralmente em forma de “S” e possui grânulos grandes no citoplasma. Os basófilos tem função semelhante ao dos mastócitos. Possui aos mesmos mediadores nos seus lisossomas, e possui também receptores de IgE. Participa de reações alérgicas da mesma forma que os mastócitos. A diferença básica entre os basófilos e os mastócitos está no fato de os basófilos serem encontrados no sangue não típico do tecido conjuntivo e da estrutura morfológica. A sua participação no choque anafilático (sistêmico) é maior que o mastócitos, pois os basófilos são células que realmente estão presentes no sangue, e liberam os mediadores para a circulação.

Eosinófilos
Os granulócitos eosinófilos são células importantes no combate a infecções, sendo sua ação antiparasitária

Relacionados

  • Imunulogia
    1631 palavras | 7 páginas
  • Imunulogia e a gravidez
    8162 palavras | 33 páginas
  • Planejamento Racional
    1264 palavras | 6 páginas
  • Estudo de viabilidade
    3319 palavras | 14 páginas