Imunulogia e a gravidez

8162 palavras 33 páginas
A imunologia e a gravidez As respostas imunes desempenham um papel importante em vários processos reprodutivos, incluindo a ovulação, a menstruação e o parto. Durante a gravidez, quando uma mulher aloja um feto durante os nove meses de gestação, as respostas imunitárias desempenham um papel muito importante. O sistema imune é responsável por toda a relação entre o organismo do indivíduo e fatores externos, ou agentes agressores, ao seu estado fisiológico normal, como vírus, bactérias, fungos, tumores ou reações inflamatórias. A chave para a função do sistema imunitário é a sua capacidade para distinguir entre as células do corpo (self) e células estranhas (non-self).
Este sistema é então composto por um conjunto de diferentes tipos de células: desde os leucócitos a moléculas como anticorpos, citoquinas e proteínas do sistema complemento, que circulam pela linfa, no nosso organismo. São os leucócitos que desempenham as mais importantes funções entre elas o recrutamento de outras células para as áreas infetadas, a captura e apresentação do antigénio para as células responsáveis neutralizarem o agente infecioso e também a eliminação de células infetadas. Os leucócitos são produzidos constantemente na medula óssea e podem dividir-se em linfócitos B e T. Apesar de os dois tipos serem produzidos na medula, os linfócitos B são formados na mesma, enquanto que os T apenas amadurecem quando se encontram no timo.
As respostas imunes podem ser classificadas como humorais – respostas diretas realizadas por anticorpos – ou celulares – onde linfócitos T exercem as suas funções de defesa contra o invasor.
A gestação é um fenómeno único no organismo humano, no que diz respeito ao comportamento do sistema imune. Ela só é possível devido a uma regulação complexa, do ponto de vista imunológico, com o objetivo de desenvolver um estado de tolerância materno-fetal, permitindo a implantação e manutenção do feto, até que haja condições de sobrevivência fora do útero materno. Esta

Relacionados