Imunologia

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
ESTUDO DIRIGIDO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA


1. O QUE É MICROBIOLOGIA?
Microbiologia: é o estudo de organismos microscópicos; tal denominação deriva de três palavras gregas: mikros (“pequeno”), bios (“vida”) e logos (“ciência”). Assim, a microbiologia significa o estudo da vida microscópica
2. CONCEITUE: VIROLOGIA; BACTERIOLOGIA; MICOLOGIA; FICOLOGIA.
Virologia: estudo dos virusBacteriologia: estudo das bactérias
Micologia: estudo dos fungos
Ficologia: estudo das algas
3. QUAL A IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA NO ESTUDO DOS MICROORGANISMOS?
Através do microscópio Hooke foi capaz de visualizar as células individualmente. A descoberta de Hooke marcou o início da teoria celular – todas as coisas vivas são compostas por células, tendo para os próximos estudos essa teoriacomo base. A microscopia tem a maior importância no estudo das células. Muitas características importantes de interesse nos sistemas biológicos são demasiado pequenas para serem vistas a olho nu, só podendo, portanto, ser observadas com o microscópio Nos anos mais recentes, tem-se observado um grande desenvolvimento em microscópios, corantes, protocolos de coloração e técnicas de preparação paraajudar a esclarecer melhor a estrutura e função das células.
4. EXPLIQUE: MICRÔMETRO; NAMOMETRO; ANGSTROM.
São medidas usadas na microscopia óptica para a medição de estruturas microscópicas, submúltiplas do milímetro. 1mm (milímetro) = 1 000 µm (micrômetro) = 1 000 000 nm (nanômetro) = 10 000 000 Å (Angstrom)
Um milímetro contém 1000 micrometros e 1.000.000 de nanometros.
Todos essesvalores são submúltiplos de metro, o milímetro é 1/1000 metros, ou seja, 10^ -3 metros, e os outros assim por diante:

mm(milímetro) = 10^ -3 metros
μm (micrõmetro) = 10^ -6 metros
nm(nanõmetro) = 10^ -9 metros
Å (ANGSTRON) = 10^ -10 metros
Tamanhos:
• Vírus < 1 µm
• Bactérias 01 – 05 µm
• Fungos 04 – 25 µm
• Protozoários 10 – 50 µm
• Algas 10 – 50 µm
As espécies de bactériasde interesse médico medem entre 2 a 5 μm.

5. EXPLIQUE POR QUE UM FUNGO NÃO É UM VEGETAL INFERIOR.
O fungo não é mais considerado um vegetal inferior porque não possuem nenhum pigmento fotossintético, não formam um tecido verdadeiro, não apresentam celulose na parede celular (com exceção de alguns fungos aquáticos inferiores) e não armazenam amido como substancia de reserva. Na sua paredecelular, há a presença de uma substância quitinosa. Sua estrutura somática é representada por hifas, cujo conjunto constitui o denominado micélio.São heterotróficos, eucariotos. Até pouco tempo, eram considerados como pertencentes ao reino Vegetalia, mas pelas considerações feitas acima a tendência atual é considera-los num reino a parte, O reino Fungi ou Mycetalia.
As plantas fazem parte do reinovegetal e são:
*Eucariontes
*Autótrofos (produzem o próprio alimento)
*Pluricelulares

os Fungos:
*Eucariontes
*Heterótrofos (Não produzem o próprio alimento)
*Uni ou Pluricelulares

Basicamente a maior diferença entra fungos e plantas, é que as plantas se alimentam através da fotossíntese..e os fungos absorvem nutrientes de matéria orgânica morta ou de seres vivos. Por causa dediferenças estruturais também estão reinos diferentes: As plantas são seres autótrofos, os fungos heterótrofos. As plantas possuem parede celular de celulose, e os fungos possuem parede celular quitinosa. Os fungos são uni ou pluricelulares (e se organizam em hifas), e as plantas são sempre pluricelulares.
6. QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES QUE HOOKE DEU PARA MICROBIOLOGIA?
O Inglês Robert Hooke: relatouao mundo, em 1665 com auxílio de um microscópio extremamente simples (que utilizava dois conjuntos de lentes), que as menores unidades eram “pequenas caixas” ou “células”. Hooke foi capaz de visualizar as células individualmente. A descoberta de Hooke marcou o início da teoria celular – todas as coisas vivas são compostas por células. As investigações subseqüentes a respeito da estrutura e do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!