imunologia

Páginas: 4 (790 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS








BIOQUÍMICA, IMUNOLOGIA E HORMÔNIOSPolo Picos – PI
2013






BIOQUÍMICA, IMUNOLOGIA E HORMÔNIOS





Produção textual – apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação em cumprimento às exigências para obtençãodo Título de Especialista.










Picos – PI
2013
BIOQUÍMICA, IMUNOLOGIA E HORMÔNIOS

A bioquímica é o setor do laboratório clínico que usa análises químicas para estudar o nível devários componentes do corpo durante a saúde e a doença. Esses testes químicos são usualmente feitos em amostras de sangue, mas urina e outros líquidos corpóreos são comumente analisados, esses fluidossão analisados para a presença ou ausência de certas substâncias ou para o nível ou quantidade de substâncias. Os resultados desses testes são usados pelo clínico para diagnosticar alguma doença,instituir o tratamento e seguir o progresso da doença.
Imunologia  é um ramo da biologia, que aplicado à medicina, estuda o complexo sistema imunológico do ser humano, ou seja, os organismos quefornecem a imunidade, protegendo o organismo do homem de doenças, que podem ser causadas por uma grande variedade de bactérias, vírus, fungos, toxinas, protozoários e vermes, entre outros.
A palavraimunidade surgiu do termo latino immunis que significa, literalmente, isento de encargo. Tal termo pode ser aplicado em meios não científicos, como por exemplo, “imunidade diplomática” (ao qual se aplica o“isento de cargo”). Quando aplicado à biologia, o encargo é a doença, ou seja, um organismo imune é um organismo isento de doença.
O sistema imunológico (por meio de anticorpos,antígenos, imunoglobulinas, e outros) é capaz de identificar o que é próprio do organismo humano, assim como reconhecer o que não lhe é próprio, os organismos desconhecidos, como os patógenos já citados, ou ainda os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia
  • Imunologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!