imunização

Páginas: 6 (1420 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014
ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE CRISTO REI
CURSO: Técnico em Enfermagem
ALUNO: Edieê Monteiro da Silva






























































SUMÁRIO
















































INTRODUÇÃO




Imunidade


A imunização é o processo queconfere proteção, ou seja, imunidade ao organismo, através de anticorpos de ação específica contra os agentes infecciosos causadores de doenças.
Pode ser definida também como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Esta prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. 
É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro deanticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa e sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos.
Com esse processo, a imunidade é induzida contra futuras infecções que possam atingir as pessoas pelo mesmo micro-organismo.
A imunização pode ser adquirida de duas formas distintas:


Vacinas

Vacina é uma substância produzida combactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzido no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância.
Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente.Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.
DESENVOLVIMENTO


Imunidades Ativas e Passivas.

A imunidade ativa é adquirida em consequência de uma infecção ou mediante a inoculação de um agente imunogênico, ou seja, a vacinação. 
Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidadeativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.
Neste tipo de imunidade o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes, chamados linfócitos T. 

A imunização passiva é adquirida naturalmente, por transferência de mãe para filho, através da placenta e também pelo leite, ouartificialmente, pela inoculação de anticorpos, colhidos dos humanos são chamados imunoglobulina e os dos animais, soros protetores específicos. A imunidade passiva dura apenas algumas semanas.











Classificação das vacinas

Vacinas vivas atenuadas:
Compostas de microrganismos vivos atenuados em laboratório, que devem ser capazes de multiplicarem-se no organismo hospedeiro para que possaocorrer a estimulação de uma resposta imune. Essa resposta imune ao micro-organismo atenuado é idêntica a produzida pela infecção natural, pois o sistema imune é incapaz de diferenciar entre uma infecção pelo micro-organismo vacinal e o microrganismo selvagem. A multiplicação do micro-organismo vacinal não costuma ser capaz de causar doença.

Vacinas inativadas:
Compostas de microrganismosinativados, o que significa que estes não mais se encontram vivos, logo incapazes de multiplicarem-se. A resposta imune à vacina inativada é principalmente humoral (proteínas plasmáticas, as imunoglobulinas, sintetizadas por linfótos diferenciados em plasmócitos), com pouca ou nenhuma imunidade celular.

Número de doses de uma vacina:
As vacinas vivas atenuadas geralmente produzem imunidadeprolongada com uma única dose; exceção à vacina oral da poliomielite. As vacinas inativadas requerem múltiplas doses para produzir imunidade e, eventualmente, necessitam de uma dose de reforço para a manutenção da imunidade.

Intervalo entre doses de uma mesma vacina:
Não existe um intervalo máximo entre as doses de uma mesma vacina. Assim sendo, apesar de cada vacina possuir seu próprio intervalo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imunização
  • Imunizacao
  • Imunização
  • imunização
  • Imunização
  • Imunização
  • Imunização
  • Imunizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!