imunisação e imunidade

1672 palavras 7 páginas
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO
ESCOLA DO II CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO DO 14 DE ABRIL
= SUMBE=

TEMA: - Imunidade ∕ Imunização - VIH (sida)

Raquel Bemto Francisco
8ª Classe
№ 34
Turma: M

Sumbe,16 de Julho de 2013

Imunização

A imunização é definida como a aquisição de protecção imunológica contra uma doença infecciosa. Prática que tem como objectivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade activa; sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos. Assim, a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo microrganismo. A imunidade activa dura muitos anos; a passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infecção particular. Os anticorpos colhidos dos humanos são chamados imunoglobulina e os dos animais, soros. A imunidade passiva dura apenas algumas semanas.

A imunização subdivide-se em:
- Imunização activa
- Imunização passiva

A imunização activa: ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contacto com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade activa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.
A imunização passiva: é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente protecção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta e

Relacionados