Impressora a jato de tinta

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Introdução

As impressoras a jato de tinta são as mais utilizadas no ambiente doméstico e também são muito comuns nos escritórios, já que são capazes de oferecer impressões de excelente qualidade e fidelidade de cores aliadas a um custo (relativamente) baixo. Elas são as preferidas pelo usuário doméstico, por serem mais simples, de manutenção mais fácil e mais baratas.
|
|
Ao contráriodas matriciais, as impressoras a jato de tinta não são de impacto. A impressão é feita através da emissão de centenas de gotículas de tintas (geralmente no tamanho de 3 picolitros) emitidas através de minúsculas aberturas existentes na cabeça de impressão, ou seja, em um centímetro cúbico existem trezentos milhões de gotículas.
Essa cabeça é posicionada sobre um eixo que a permite se movimentar daesquerda para a direita e vice-versa muito rapidamente.
Para o processo de impressão em si, as impressoras a jato de tinta contam, basicamente, com duas tecnologias, são elas: Térmica e Piezo-Eletrica.

Tecnologia Térmica (Bubble Jet) 

A cabeça de impressão térmica é formada por câmaras cheias de tinta, cada uma destas câmaras contém em seu interior um resistor denominado "ativador”.Quando uma corrente elétrica é aplicada ao ativador ele se aquece até uma temperatura elevadíssima por uma fração de milésimo de segundo, a tinta entra em ebulição e expulsa uma gotícula pelo bocal. Quando a temperatura se reduz, o vácuo formado suga tinta do reservatório(cartucho), enchendo novamente a câmara, este processo é tão rápido que em um segundo são expulsas aproximadamente cinco milgotículas.
Essa tecnologia foi patenteada pela Canon que inventou a Impressora a Jato de Tinta, em 1985, o primeiro modelo patenteado foi a Canon BJ-80. Esta Tecnologia também é usada por empresas como HP e Lexmark. A cabeça térmica fica  no próprio recipiente de tinta (cartucho), são criadas com ferramentas laser que perfuram um chip que têm, além das câmaras, ativadores e bocais, um circuito lógico queenvia os pulsos elétricos aos ativadores com precisão.
Dizem que em 1977 um dos pesquisadores da Canon encostou, acidentalmente, um ferro de soldar em uma seringa cheia de tinta, o que fez jorrar uma gota de tinta pelo bico da seringa. Com esta históra a Canon ilustra o princípio básico do funcionamento de uma impressora jato de tinta que ela batizou de "bubblejet".  A HP disputa com a Canon opioneirismo desta tecnologia (cabeça térmica).

Tecnologia Piezo-elétrica

Essa é uma tecnologia criada e utilizada pela Epson. Nela, a cabeça de impressão utiliza um cristal piezo-elétrico na saída de um minúsculo compartimento de tinta. Os cristais piezo-elétricos geram uma pequena quantidade de energia quando recebem uma força física, que pode ser gerada se receber uma pequena quantidade deenergia elétrica, o cristal se movimenta e na cabeça de impressão, quando o cristal volta ao seu lugar, gera pressão nas partículas e uma pequena quantidade de tinta sai pela abertura. Quando é cessada  a pressão sobre o cristal, ele se contrai sugando mais tinta do reservatório.

Comparativo
A qualidade de Impressão está diretamente ligada a quantidade de tinta espelida e ao tamanho daspartículas de tinta. Neste quesito a empresas que utilizam A tecnologia Piezo-elétrica oferece várias vantagens, como permitir a utilização de pigmentos que não podem sofrer calor por mudar suas propriedades quando aquecidas. Por outro lado, pode representar elevado custo de reparo quando a cabeça de impressão se danifica, isso quando uma ou mais das centenas de bocais sofrer entupimento que pode serirreparável já que esta geralmente se localiza na impressora e não nos cartuchos de tinta.
Dizer, no entanto, qual dessas duas tecnologias de impressão a jato de tinta é melhor, é uma tarefa difícil, já que ambas são constantemente aperfeiçoadas para prover impressões de qualidades aliadas a um custo o mais baixo possível.

A Impressão
    O lançamento das gotículas sobre o papel na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impressora Multifuncional Jato De Tinta 1516 B2l58a Hp Jato de Tinta no Extra
  • Impressora jato
  • Como fazer tinta para impressora
  • História das Tintas de Impressora
  • COMO FAZER TINTA PARA IMPRESSORA
  • IMPRESSORAS (LASER/LED, JATO DE TINTA E MATRICIAL), NO-BREAK, ESTABILIZADOR E FONTES, PROCESSADORES (INTEL E AMD)
  • processo recarga de cartucho jato de tinta
  • A crescente demanda de impressoras de janto de tinta na Am rica Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!