Impressooes Iniciaticas De Companheiro Ma Om

997 palavras 4 páginas
À GDG A DU

À Aug e RespL Simb Major Cícero Marques nr 64,

Curitiba, 15 de junho de 2015.

INSTRUÇÕE INICIÁTICAS COMPLEMENTARES

Venerável Mestre, Irmão primeiro vigilante, Irmão segundo vigilante, Mestres Instalados, demais Irmãos;
Segue com este minhas impressões sobre as Instruções Iniciáticas bem como do ritual simbólico de minha elevação ao grau de Companheiro Maçom.
Inicialmente me parece importante expressar o quão simbólico me pareceu tal ritual como um todo. Antes de se iniciar a sessão propriamente dita o Irmão Fernando nos chamou a atenção para que seguíssemos cada fase do ritual pela beleza simbólica que cada parte representaria para nós. Aproveito para neste momento agradecê-lo e também ao Irmão Waldemor pela excelente condução do Ritual.
A primeira impressão do ritual para elevação ao segundo grau é que estivemos transcendendo do que é o Material para o Espiritual. Pois a sensibilidade de cada viagem levou-nos ao lado dos sentidos e da simbologia, enquanto a iniciação de Aprendiz Maçom ao lado do que era mais palpável materialmente falando. Agora, tendo recebido a Luz dos ensinamentos ainda que básicos, pude fazer as 5 viagens sem a venda nos olhos. Segundo cita Jorge Adoum em seu livro “Grau de Companheiro Maçom e seu Mistérios” o grau de Companheiro Maçom dentro do Rito Escocês Antigo e Aceito tem como objetivo o estudo das Ciências Naturais, da Cosmologia, da Astronomia, da Filosofia, da História e da Investigação da origem de todas as causas e de todas as coisas.
É de meu entendimento que com a evolução para o Segundo Grau meu aprendizado será mais filosófico e prático do que aquele que tive como Aprendiz Maçom. Pareceu-me que por estar entre o primeiro e terceiro grau, o Grau de Companheiro passa a ser como um elo de ligação ou passagem entre o Material e o Filosófico.
No grau de Aprendiz Maçom procuramos nos libertar de nossas paixões desenfreadas, vícios e erros comuns ao mundo profano.
Como a Maçonaria tem em sua

Relacionados