impotancia da fiscalização de usos farmacologicos

1284 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO NAS VENDAS DE PRODUTOS FARMACOLÓGICOS

Diante o caso de 100%, retrata a farmacêutica Fernanda, em que trabalha com empresas de farmácias, pela venda de farmacológicos em prol da saúde da sociedade, tem seu compromisso ético e moral em seu mercado de vendas, com segurança e vigilância nos remédios pensando na melhoria e cuidado dos seus clientes. Nesse sentido, qual a importância da fiscalização no processo de vendas de remédios, uma vez que são percebidos os riscos pelas vendas de remédios sem autorização médica na sociedade?
Sabendo-se que a farmacologia é uma das mais relevantes ciências criada no mundo sendo fundamental para o tratamento de patologias é preciso lembrar-se dos cuidados que esse consumo necessita diante o processo de compra e uso, sendo necessário acompanhamento de profissionais competentes para prevenção e eliminação dos perigos, como a intoxicação ou morte pelo uso em excesso ou as alterações que possam ocorrer no organismo, devido os efeitos colaterais.
A legislação brasileira vigente estabelece algumas normas para as prescrições a fim de assegurar sua qualidade, as quais necessitam apresentar-se de forma clara, legível e de fácil compreensão, sem rasuras e abreviaturas. Cada prescrição deve apresentar informações relativas ao usuário do medicamento, ao medicamento e ao prescrito, além da data de elaboração do documento. (Brasil, 1973, p.15).
O consumo de medicamentos indicados pela família, pela sociedade, vizinhos e amigos é algo meio que cultural, o sujeito usa um remédio e por ter tido efeito indica ao outro acreditando que também pode ser bom para ele, e indica e acaba comprando pela falta de fiscalização, sem saber ou acreditar de fato nos riscos presentes, sendo válido sublinhar que cada organismo funciona de uma forma, cada organismo tem suas reações diferenciadas embora sejamos aparentemente iguais. A sociedade acha mais prático auto se medicar do que procurar um profissional apto para prescrever o

Relacionados

  • As redes de atenção à saúde
    222467 palavras | 890 páginas