IMPOSTO INDIRETO

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
IMPOSTO INDIRETO – O tributo não explicitado na Nota Fiscal, pois o valor colocado no preço final do produto, é passado para o consumidor.
Exemplo: imposto direto que vem na conta de energiaelétrica( que nos pagamos), transforma-se em imposto indireto quando repercute no preço final do produto. 
IPI

ICMS

Fonte:
http://www.portaltributario.com.br/glossario.htm
Impostos indiretos eseus reflexos sobre consumidores e empresas
Impostos indiretos são aqueles cobrados de produtores com relação à produção, venda, compra ou uso de bens e serviços.1 Frequentemente, impostos indiretos sãoarrecadados em vários estágios do processo de produção e venda, de forma que seus efeitos sobre os preços pagos pelo consumidor final na cadeia de transações não são claros. O efeito final sobre ospreços depende não apenas da medida em que os impostos são transferidos para a frente em cada estágio de produção, mas também da estrutura precisa das transações interindustriais.
No Brasil, osimpostos indiretos respondem por mais da metade da receita tributária total.2 A matriz de insumo-produto brasileira, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta omontante de receita líquida arrecadada de cada indústria (ou setor de atividade) pelos principais impostos indiretos. Esta informação, que será aqui denominada de incidência estatutária, mostra quem élegalmente responsável pelo recolhimento do imposto e transferência para o governo. Ela não mostra quem realmente arca com a carga final do imposto, visto que cada indústria pode transferir sua cargainicial para outras indústrias compradoras e/ou consumidores finais através de aumentos de preços.
O objetivo deste artigo é investigar a incidência final (ou econômica) dos impostos indiretos no Brasilusando um método, proposto por Chisholm (1993) e estendido por Scutella (1997), que incorpora os efeitos multissetoriais destes impostos. Este método supõe que os impostos indiretos são totalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imposto Direto e Indireto
  • Impostos diretos e indiretos
  • impostos diretos e indireto
  • Impostos Direto e Indireto
  • IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS
  • Impostos diretos e indiretos
  • Atps impostos diretos indiretos
  • Impostos diretos e indiretos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!