IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA: HISTORIADO IMPOSTO DE RENDA ATÉ SUA ATUALIDADE

2332 palavras 10 páginas
NOVA FACULDADE

ALEXANDRE VINICIUS
ROSIANE CAMPOS
WESLEY DUARTE

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA:
História do imposto de renda até a sua atualidade

CONTAGEM
2014
NOVA FACULDADE

ALEXANDRE VINICIUS NEVES PEREIRA
ROSIANE CAMPOS SOARES NASCIMENTO
WESLEY PEDRO DUARTE

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA:
HISTORIA DO IMPOSTO DE RENDA ATÉ SUA ATUALIDADE

Trabalho interdisciplinar apresentado ao curso de graduação do 6º período Ciências Contábeis da Nova Faculdade
Orientador: Professor Elízio Marcos dos Reis

CONTAGEM
2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Imposto de Renda Pessoa Física(IRPF) é um imposto cobrado das pessoas físicas que recebam rendimentos tributáveis. Ressalta-se que, não existe apenas no Brasil, mas em todas as nações do mundo. Os valores retidos da pessoa física no intuito de se reverter para o bem comum (tais como infra-estrutura: Estradas, Portos, Aeroportos, etc.
Segundo Dicionário Michaelis: pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso. O valor do IRPF é cobrado mensalmente e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve de imposto, sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias.
O presente estudo possui como foco as questões históricas do Imposto de renda, mudanças ocorridas até a atualidade e a tributação do imposto não compreendida pelo contribuinte que utiliza-se de meios escusos para manipular a declaração do imposto a seu favor, negligenciando a lei.

Este trabalho propôs, a realização de um estudo acerca do surgimento do imposto de renda bem como todas as atualizações até a presente data, não só na forma de tributar como também no quesito declaração do imposto de renda, que compete a

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • LIVRO MTA
    291251 palavras | 1166 páginas